A escolha da fonte pode parecer trivial em comparação com outras preocupações, como layout da página e desempenho do site. Mas se você já esteve em um site com uma fonte ruim, provavelmente se lembrará dele. E não terá a menor vontade de voltar a visitá-lo.
Entretanto, com tantas opções de fontes por aí, como saber quais são as melhores fontes para sites?
Continue lendo para saber tudo sobre a importância das fontes no web design e confira uma lista útil das 5 melhores fontes para sites.
Existem centenas de milhares de estilos de fonte on-line. As fontes específicas que você escolhe para o site de qualquer empresa fazem parte da subdisciplina de web design conhecida como tipografia.
Essa disciplina se concentra em organizar os elementos do texto de modo que atraiam a atenção, sejam claros e comuniquem adequadamente uma mensagem. Parte disso, é claro, é definido pelo estilo de fonte que você escolhe.
Vamos analisar 3 pontos importantes que devem influenciar a sua escolha das melhores fontes para sites:
O primeiro ponto a ser observado é que as pessoas percebem certas fontes como mais confiáveis do que outras, o que é fundamental para as empresas que desejam ganhar a confiança de clientes em potencial. Onde a indústria de um cliente é particularmente dependente da confiança (por exemplo, um corretor de seguros) ou os benefícios atribuídos a um produto ou serviço precisam de um embasamento sólido, a escolha da melhor fonte pode fazer toda a diferença para a confiança percebida entre os visitantes do site.
A legibilidade também desempenha um papel importante porque algumas fontes são mais legíveis do que outras. Em seções específicas de um site, como um blog, a legibilidade deve ser a principal preocupação do UX design e do web design como um todo. Se as pessoas se sentirem irritadas ou frustradas ao ler uma postagem no blog, elas pensarão duas vezes antes de voltar.
Os visitantes do site usam elementos visuais para analisar e fazer julgamentos sobre a aparência de um site muito mais rapidamente do que julgam o conteúdo real nas páginas. Isso é importante porque a forma como uma empresa quer ser percebida precisa estar refletida na escolha das melhores fontes para para o seu site.
Em outras palavras, as fontes precisam estar alinhadas à marca para que funcionem como parte do web design geral. Uma escolha de fonte ruim inibe a capacidade de ressoar com pessoas específicas e transmitir uma mensagem sobre uma empresa.
Antes de poder escolher as melhores fontes para sites, é útil entender os quatro principais tipos de fontes:
Você deve considerar diversos elementos na hora de escolher as melhores fontes para os sites dos seus clientes, incluindo alguns detalhes sobre o setor em que uma empresa opera e a mensagem que deseja transmitir. Mas há alguns trechos gerais de conselhos que vale a pena ter em mente.
Esteja você projetando um site para uma pequena empresa de viagens local ou uma empresa de TI, o estilo de fonte escolhido deve ser consistente com essa empresa. Na prática, isso significa que a fonte deve corresponder ao tipo de negócio e aos demais elementos visuais do design do site.
Uma regra clássica da tipografia é usar no máximo três fontes diferentes em qualquer design. Para sites, use uma fonte primária para os títulos, uma fonte secundária que cubra a maior parte do conteúdo escrito e, em seguida, uma terceira fonte para adicionar destaques a diferentes páginas.
Vale ressaltar que a fonte primária é assim chamada não porque seja a mais prevalente em todo o site, mas é a que os visitantes mais notarão por causa de sua proeminência nos títulos das páginas, cabeçalhos, etc.
É fundamental usar fontes que qualquer navegador ou dispositivo possa exibir corretamente. Em outras palavras, fontes que a grande maioria dos navegadores e dispositivos já instalou. Qualquer fonte que se encaixe nessa definição é chamada de fonte segura para a web.
Pesquisar uma fonte significa filtrar a maioria das letras, números e símbolos comuns e garantir que tudo pareça ótimo. Os pequenos detalhes podem ser importantes para seus clientes; por exemplo, a última coisa que você quer é um site de comércio eletrônico com uma fonte que pareça boa, mas tenha cifrões estranhos.
Geralmente, problemas com fontes tendem a se tornar mais óbvios em dispositivos móveis. Além disso, como os dispositivos móveis respondem por mais da metade do tráfego na Internet seria negligente escolher uma fonte que não pareça ótima nesse tipo de dispositivo.
Antes de chegar à lista das melhores fontes para sites, aqui está um breve resumo de erros comuns na seleção de fontes que você deve tentar evitar se quiser clientes felizes:
Você chegou ao coração desse blog post: nossa seleção das 5 melhores fontes para sites. Reduzir esta lista para apenas 5 fontes foi um desafio, considerando as toneladas de fontes disponíveis. Mas conseguimos compilar a nata das fontes aqui para você escolher.
Arvo é uma fonte com serifa gratuita que é bem conhecida por suas distintas serifas em forma de bloco. Anton Koovit projetou essa fonte em 2010 com a missão de produzir uma fonte extremamente legível adequada para tela. Na verdade, o próprio Anton diz que criou a fonte para “todos os tipos de sistemas operacionais e telas”. Essa fonte fica ótima em títulos e subtítulos.
A Playfair Display é outra das melhores fontes gratuitas para sites. Desenhada pelo dinamarquês Claus Eggers Sørensen em 2011, esta fonte com serifa usa influências do século XVIII para obter uma aparência muito adequada para manchetes e títulos.
Merriweather é uma fonte com serifa que se concentra em ser muito fácil de ler em telas, mesmo em tamanhos pequenos, o que a torna uma excelente candidata para o corpo do texto usado nas postagens do blog dos clientes, sobre páginas e outras páginas com muito texto. Essa fonte é gratuita e foi projetada por uma empresa chamada Sorkin Type.
Roboto é uma fonte pertencente a uma classe de fontes sem serifa conhecidas como neo-grotesco. A história do grotesco remonta a 1800, e Roboto é uma interpretação moderna dessa classe pelo designer Christian Robertson. Roboto está nesta lista de melhores fontes para sites por seu uso inteligente de espaço em branco para dar-lhe um design distinto e nítido. Roboto é uma fonte gratuita.
Montserrat é uma fonte sem serifa gratuita criada por Julieta Ulanovsky. Sua simplicidade elegante a torna uma fonte extremamente versátil para todos os tipos de sites. Montserrat tem uma aparência moderna e confiável que funciona muito bem para títulos e cabeçalhos de sites.
Seja qual for a fonte ou combinação de fontes que você escolher para seus clientes, lembre-se sempre de que a decisão não é trivial. Marque esta postagem e retorne novamente quando precisar de um lembrete de como selecionar fontes para sites e erros comuns a serem evitados.
Para facilitar sua vida, o Mobsite oferece mais de 100 templates de sites profissionais já otimizados para tipografia.
Crie sites impressionantes com menos trabalho. Comece hoje mesmo com a ajuda do Mobsite. Faça um teste agora ou converse com um de nossos especialistas.
Gostaria de realizar uma requisição relacionada à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD?
Entre em contato com a Gálata.
Enviar Mensagem
Mobsite é marca registrada da Gálata Tecnologia Ltda.
CNPJ 26.735.408/0001-03 | Rua Virgílio Malta, 17-76, Vila Mesquita, 17014-440, Bauru, SP.
Desenvolvido por Mobsite - Tecnologia para sites ©