O tempo de acessar a internet pelo computador, como no início da internet, passou: o principal meio de acesso à internet no Brasil é o celular, utilizado por 99% dos usuários do país. Depois dele, vem a televisão e só então, em terceiro lugar, os computadores, opção de 38% dos brasileiros. Seis em cada dez (62%) brasileiros utilizam somente o celular para navegar na internet. O relatório sobre o levantamento foi divulgado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
O levantamento identificou também os principais usos das pessoas no Brasil. Mais da metade dos entrevistados (51%) disse ter usado o dispositivo para verificar se uma informação era verdadeira. Para quem acessa exclusivamente a Web pelo celular, esse percentual de checagem de desinformação caiu para 37%, bem menor do que aqueles que se conectam em múltiplos dispositivos (74%).
Já sobre a segurança digital, a pesquisa TIC Domicílios 2022 descobriu que apenas 33% dos brasileiros que usam apenas o celular adotam medidas de proteção, como senhas fortes e verificação de duas etapas. Quando são entrevistados usuários que acessam por outros dispositivos, o percentual sobe para 69%.
Segundo o levantamento, o país tem 149 milhões de usuários conectados à internet. Desse total, 142 milhões se conectam todos ou quase todos os dias, com imensa prevalência das classes A (93%) e B (91%) e proporções menores nas classes C (81%) e D/E (60%).
Apesar do dado positivo, ainda existem 36 milhões de brasileiros que não entram na web em momento algum. Curiosamente, esse número é maior entre habitantes de áreas urbanas (29 milhões) e pessoas com grau de instrução do Ensino Fundamental (29 milhões), idosos com 60 anos ou mais (18 milhões) e pretos e pardos (21 milhões).
A maioria não entra na web por falta de interesse (35%), mas também há elevado percentual que alega falta de habilidade (26%). Quando considerada apenas a classe A, a ausência de interesse é responsável por 90% dos casos, o que mostra ser uma questão de escolha.
Em 2022, a TIC Domicílios trouxe de volta dados sobre a interação do usuário de internet com o comércio eletrônico. Segundo a pesquisa, 67 milhões de brasileiros compraram produtos e serviços online no ano passado. Esperava-se uma queda nesse dado após o fim da pandemia, mas isso não se comprovou na prática.
Na comparação com 2018, a categoria de roupas, calçados e materiais esportivos se destacou no estudo: 64% das aquisições foram nesse segmento, aumento de 16 pontos percentuais em comparação a 2018 (48%). Na segunda posição aparecem produtos para a casa e eletrodomésticos (aumento de 45% para 54%) e comidas e produtos alimentícios (salto de 21% para 44%).
Em relação aos serviços realizados online, os que mais cresceram foram:
A forma de pagamento mais usada nas compras foi o cartão de crédito (73%). O Pix, lançado no final de 2020 e medido pela primeira vez pela pesquisa, ficou em segundo lugar com 66%.
A edição de pesquisa deste ano teve dados coletados entre junho e outubro de 2022. Foram mapeados 23.292 domicílios e 20.688 pessoas de várias localidades.
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