Muitos fatores contribuem para melhorar o desempenho de um site. Na verdade, o processo de otimização de sites para conversão é uma abordagem multidisciplinar que combina arte e ciência.
O fato é que alguns profissionais de marketing focam tanto na produção de ótimos conteúdos e na realização de testes A/B que acabam negligenciando essa arte.
Você pode fornecer o conteúdo mais otimizado e os CTAs mais estrategicamente posicionados do mundo. Entretanto, se o carregamento do site for lento ou páginas estiverem indisponíveis, o site dificilmente vai converter e gerar mais vendas para o seu cliente.
Quer saber como melhorar o desempenho do seu site? Vem com a gente.
Pra começar, vamos relembrar algumas definições importantes:
Agora que estamos na mesma página sobre os conceitos, vamos olhar as estatísticas que mostram que a velocidade e o desempenho fazem uma grande diferença nas taxas de conversão.
Aqui está um resumo de alguns números impressionantes que demonstram esse impacto:
Está claro de que a velocidade e o melhor desempenho do site são partes críticas para a otimização da sua taxa de conversão. Mas por que exatamente esses fatores importam tanto?
A explicação mais óbvia é devido ao encolhimento dos períodos de atenção. As pessoas não têm paciência ou tempo para esperar que as páginas de carregamento lento sejam totalmente renderizadas em seus navegadores.
O mesmo vale para sites que estão temporariamente indisponíveis devido a erros do servidor; sempre há outro site para visitar se o seu não estiver carregando.
Existe uma ciência sólida por trás do desempenho ruim do site e das emoções que ele traz à tona nas pessoas. Não é apenas que os períodos de atenção são mais curtos – sites lentos fazem as pessoas se sentirem frustradas e agitadas. Essas emoções não são o que você quer que as pessoas sintam ao fazer uma compra, inscrever-se para uma avaliação gratuita ou baixar um ativo de conteúdo.
As equipes de pesquisa do Google entendem o valor de sites rápidos para os usuários, e é por isso que ajustaram o algoritmo para levar em consideração as métricas de velocidade e desempenho ao classificar sites. Core Web Vitals são três métricas que o Google usa para medir a velocidade de carregamento, interatividade da página e estabilidade visual.
Aqui estão algumas otimizações de velocidade e desempenho para melhorar a taxa de conversão do seu site.
Antes de chegar às melhorias específicas que você precisa fazer, é importante ter uma base sólida de medição da velocidade do site, desempenho e taxa de conversão.
Idealmente, você deseja usar pelo menos duas ferramentas de teste diferentes ao avaliar a velocidade e o desempenho atuais. Exemplos incluem Pingdom, GTMetrix e PageSpeed Insights.
Muitos sites modernos usam mídia visualmente atraente, incluindo infográficos, imagens de produtos e vídeos para demonstrar produtos, quebrar blocos de texto ou informar sobre um tema. O problema com arquivos de mídia de alta qualidade é que eles são grandes.
Mesmo que o seu site tenha o código mais otimizado e outros elementos de página, o site carregará mais lentamente quanto maiores forem os arquivos na página.
A compactação de arquivos é um método útil para reduzir o tamanho de arquivos de mídia volumosos. As ferramentas de compactação de imagem reduzem facilmente o tamanho dos arquivos de imagem sem degradações perceptíveis na qualidade. Também é possível compactar vídeos e reduzir seu tamanho sem perda de qualidade, mas os maiores ganhos vêm da compactação de imagens antes de carregá-las no site.
Cada vez que um usuário visita um site, seu navegador precisa buscar os recursos necessários para carregar a página corretamente. Essa busca de recursos leva tempo, o que afeta negativamente a velocidade de carregamento.
O armazenamento em cache economiza tempo armazenando recursos de página no navegador de um usuário.
Uma política de armazenamento em cache especifica o período de tempo para armazenar esses recursos. Considerando que muitos ativos usados para carregar as páginas são estáticos e não mudam com tanta frequência, você pode realmente reduzir a velocidade de carregamento especificando uma política de cache longa para ativos estáticos (o que significa que os usuários só precisam carregar esses ativos uma vez e eles já estarão armazenados no navegador para futuras visitas).
Os problemas de velocidade e desempenho tornam-se particularmente visíveis em dispositivos móveis. Existem alguns fatores no desempenho do site para dispositivos móveis que estão além do seu controle, como a velocidade da conexão. No entanto, o que está sob seu controle é garantir um design leve, responsivo e mobile-first para o seu site.
Existem muitos aspectos técnicos envolvidos na otimização de sites para visualização em dispositivos específicos. Embora você ou sua equipe possam aprender essas coisas por conta própria, a Duda fornece vários recursos úteis de design para dispositivos móveis, incluindo a otimização automática de como o conteúdo aparece em cada dispositivo e a capacidade de editar o layout de um site de forma independente para desktop, tablet e celular.
Uma Content Delivery Network (CDN) é uma rede globalmente distribuída de servidores que fornecem alta disponibilidade e desempenho para sites. Todos os sites são apenas informações digitais e, quanto mais longe essas informações precisarem viajar do servidor de hospedagem, mais lento será o carregamento da página para um usuário.
Essa duração dos tempos de carregamento impactada pela distância também é conhecida como latência.
Uma CDN reduz a latência ao servir as páginas do site do seu cliente a partir de um servidor mais próximo da localização do usuário. Ao reduzir a distância que as informações precisam percorrer, a velocidade e o desempenho melhoram visivelmente para os usuários finais, o que se traduz em uma melhoria na taxa de conversão dos sites de seus clientes.
Certifique-se de escolher a plataforma de criação de sites que tenha um bom desempenho no Core Web Vitals do Google e na velocidade do site, além de fornecer uma boa hospedagem.
O Mobsite é a melhor plataforma nas pontuações do Core Web Vitals. Além disso, todos nossos sites são hospedados na Amazon Web Services (AWS), o que oferece grande disponibilidade, velocidade e segurança.
Quando se trata de taxa de conversão e velocidade da página, há muito que você pode ajustar para aumentar a taxa de conversão do seu site.
Além disso, é importante que a sua estrutura seja otimizada para melhorar o desempenho. Escolhendo uma plataforma como o Mobsite, você reduz o seu trabalho por meio de otimizações prontas e liderança nos Core Web Vitals.
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