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Estratégia de marketing digital é um assunto recorrente para a maioria das empresas. Isso se dá porque o marketing é uma ferramenta com alto potencial de retorno e o mundo digital é um ambiente de grandes tendências e possibilidades.
Unindo o útil ao agradável, empresas do mundo todo organizam ações, campanhas e promoções na web, com foco em encantar e converter clientes para seus negócios.
Uma das técnicas mais eficazes para isso é focar na estratégia Digital-First, que prioriza ações digitais, permite mais personalizações, e muitas vezes, custa bem menos do que a propaganda tradicional.
Para te contar mais sobre, vou explicar um pouco da abordagem e como ela pode alavancar suas estratégias comerciais.
Como o nome sugere, essa estratégia foca em realizar ações de marketing no ambiente virtual.
De modo geral, ela tem como foco uma abordagem diversificada e ampla, com diferentes ferramentas, comunicação e estratégia, que sempre mantenha os elementos digitais como base das ações.
Antes de mais nada, a estratégia Digital-First fortalece a ideia de criar novos instrumentos de armazenamento e disseminação de informações utilizando a nuvem, por exemplo.
Isso não quer dizer que ela veio para colocar em extinção os meios tradicionais de fazer marketing e negócios.
Mas sim que ela se apropria do ambiente digital para aplicar novas metodologias e técnicas, assimilando diferentes conceitos digitais que visam incentivar o aumento de interesse e conversões por parte dos usuários.
Para começar uma estratégia Digital-First é preciso levar em consideração conceitos relacionados à experiência do usuário , a usabilidade e a tecnologia.
A base da implementação da estratégia Digital-First é a operacionalização das ações de marketing de forma constante, interativa e segura nos mecanismos digitais.
Isso funciona a partir de 3 pilares principais, sendo eles:
Pensando que cada vez mais estamos inseridos no mundo digital e nele podemos desde navegar nas redes sociais e fazer transações bancárias até realizar processos institucionais e documentações que envolvem o uso de dados sensíveis que precisam ser protegidos.
Por isso, para por em prática o Digital-First, você precisa pensar na segurança digital de seus clientes e colaboradores.
Desse modo, adotar processos transparentes bem como investir em protocolos de segurança contra hackers e malfeitores é a melhor forma de cuidar dos stakeholders do seu negócio.
Garanta a proteção de dados e conte com uma plataforma de vendas transparente, que compartilhe informações da maneira mais segura possível.
Além disso, os canais de comunicação precisam estar sempre abertos para atender seus clientes e colaboradores.
Para apresentar algum diferencial no mercado hoje, muitas empresas trabalham com a personalização de serviços e produtos, a fim de gerar mais conexão com seus clientes.
Assim, 0 meio digital é bastante propício para isso, pois na internet é possível encontrar maneiras de tornar suas soluções adequadas para atender diversos tipos de consumidores.
Pensar aqui na experiência que a sua empresa pode entregar, em como seu site apresenta seus produtos e serviços e nas abordagens para cada tipo de público, é fundamental para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.
Suas plataformas de venda, incluindo o seu site, precisam ser atraentes, de fácil navegação e acesso às informações relevantes.
No entanto, vale ressaltar que não se pode perder o fator de interação humana. Para gerar mais proximidade com clientes, eles precisam se sentir acolhidos, ouvidos e atendidos.
Sem uma abordagem humanizada, o ambiente Digital-First se torna frio para o visitante, dificultando o engajamento dele com a sua marca.
A seguir, vou te explicar alguns passos que facilitarão o processo de implementação da estratégia Digital-First.
Ferramentas de Metodologia Agile – Essas ferramentas têm o poder de facilitar o rastreamento de sucesso digital.
Com elas, você pode realizar melhorias contínuas da sua estratégia Digital-First, refinando processos, criando planejamentos e desenvolvendo um plano de ação para cada etapa da estratégia.
Utilize os recursos das redes sociais – As redes sociais estão em seu auge. Podemos ver melhorias, ferramentas e atualizações constantes em algoritmos e aplicações.
Por isso, utilize de forma estratégica esses meios para gerar mais visibilidade e autoridade para a sua marca.
Invista em segurança – Siga à risca a LGPD e tenha um site profissional de qualidade que apresente, oriente e direcione o usuário para os pontos certos dentro da sua estratégia.
Por fim, deixe sempre claro que os dados sensíveis do seu cliente são importantes e que você se preocupa com a segurança dele.
Te vejo no próximo post!
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