O mercado está em constante mudança , e em 2020 a gente pôde experimentar bem algumas transformações significativas nos negócios.
Para os empreendedores foi um ano de desafios e, diga-se de passagem, de muito aprendizado também.
Agora em dezembro, nesse clima de finalização de ciclos, é importante parar e refletir sobre essa jornada de 2020.
Além disso, é interessante se preparar para o que está por vir, construindo o caminho que a empresa vai seguir nos próximos meses para alcançar seus objetivos.
Por isso, hoje falaremos de uma ação fundamental para as empresas: o planejamento estratégico.
Peça chave para traçar estratégias, objetivos e metas, o planejamento estratégico é um ponto de partida de todas as ações que uma empresa realizará ao longo de determinado período, a fim de alcançar os objetivos do futuro.
Ele é importante porque além de exigir que você reveja suas ações do passado, dá a possibilidade de identificar erros e acertos e te ajuda a desenvolver estratégias para o próximo ciclo.
Portanto, o planejamento estratégico te ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria e ganhos para o seu negócio.
Desse modo, planejar as próximas ações faz com que a empresa esteja preparada para possíveis cenários desfavoráveis, pois o planejamento estratégico adianta o processo de desenvolvimento e validação contínua da estratégia da empresa.
Antes de mais nada, faça um momento de reflexão. Primeiramente, analise os resultados do ano atual e avalie se suas metas foram alcançadas e se as estratégias utilizadas foram bem sucedidas.
A partir disso, defina os objetivos e busque prever os cenários para o próximo ano. Posteriormente, trace suas metas e o conjunto de ações que orientarão o seu caminho. Assim, você terá uma bússola para te direcionar ao longo do ano.
Ah, algo muito importante também é que o time todo saiba quais os resultados esperados e como alcançá-los.
Esse senso de construção conjunta de um caminho de sucesso ajuda na consolidação da cultura da empresa de forma mútua para cada colaborador.
Para facilitar, paute o seu planejamento em 3 pontos centrais:
Nunca se esqueça que fazer um planejamento estratégico é um processo. Não adianta tentar fazer tudo em um dia e nem fazer sozinho.
Envolver líderes e colaboradores ajuda a desenvolver um planejamento mais real, pautado em opiniões e feedbacks de pessoas que convivem no dia a dia da empresa e conhecem os entraves e as oportunidades da realidade do seu negócio.
Vale destacar que o planejamento estratégico existe para servir a organização e não o contrário. Isso significa que, quando for necessário, você pode e deve alterá-lo.
Desse modo, sempre que você perceber que as estratégias não estão indo no caminho que você esperava, redefina novas estratégias.
Por fim, entenda que é um desafio fazer um planejamento estratégico bem estruturado. É normal ter dúvidas e algumas dificuldades, mas não desanime!
Reflita, elabore e estruture a trajetória de crescimento da sua empresa . Você vai ver o quanto isso facilitará a sua vida e vai te dar muitos ensinamentos e insights conforme o amadurecimento da organização.
O post Planejamento Estratégico da sua empresa: como fazer? apareceu primeiro em Materiais Educativos.
Gostaria de realizar uma requisição relacionada à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD?
Entre em contato com a Gálata.
Enviar Mensagem
Mobsite é marca registrada da Gálata Tecnologia Ltda.
CNPJ 26.735.408/0001-03 | Rua Virgílio Malta, 17-76, Vila Mesquita, 17014-440, Bauru, SP.
Desenvolvido por Mobsite - Tecnologia para sites ©