Cada vez mais as empresas investem em Marketing Digital e na otimização de SEO para aparecer nas primeiras páginas do Google.
Porém, muitas pequenas e médias empresas ainda não prestaram atenção no SEO Local e no Google Meu Negócio.
O SEO, Search Engine Optimization, é uma série de metodologias que facilitam a leitura do conteúdo do seu site pelos buscadores.
E, assim, permite que ele apareça entre os primeiros resultados. Entretanto, essa não é uma tarefa simples e embora haja recomendações, não é uma fórmula mágica.
Para aumentar as suas chances de ser encontrado pelos clientes, uma estratégia recomendada é realizar o SEO Local, ou seja, otimizar as páginas para que seu negócio apareça em pesquisas por localidade.
Segundo o Go Gulf , 46% das buscas no Google são locais, ou seja, se você tem uma farmácia em Curitiba, é importante otimizar seu site para que quando as pessoas busquem por “Farmácia Curitiba” seu negócio apareça.
O SEO Local funciona tanto utilizando a localização atual do usuário quanto em pesquisas específicas, como a citada anteriormente.
Quando a localização do dispositivos móveis está ligada, o Google leva em consideração esse dado para rankear informações para os usuários.
Por exemplo, quando uma pessoa pesquisa por restaurantes, lojas, imobiliárias, faculdades, cinemas, museus, academias e outro serviços como esses, o buscador entende que ela está procurando por estabelecimentos próximos.
O SEO Local pode contribuir para que você ganhe novos clientes, como turistas, que ao chegarem em um lugar novo, utilizam o Google para encontrar diversos estabelecimentos. Em uma pesquisa realizada pelo SEO Tribunal , 78% das pesquisas locais em celulares resultam em compras presenciais.
Ter um site amigável para dispositivos móveis é essencial no SEO comum, mas se torna ainda mais imprescindível para melhorar o rankeamento local. 70% dos usuários usam celulares para encontrar negócios próximos a sua localização.
Dois fatores importantes para saber se o seu site é Mobile Friendly é analisar se ele é responsivo, ou seja, se adéqua a diferentes tamanhos de tela e a velocidade com que ele carrega. Sites lentos são inimigos da internet móvel.
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia essencial para qualquer plano de SEO, pois ele permite a atualização constante de conteúdo e, assim, otimizações para o Google.
Produzir conteúdo para SEO Local significa redirecionar as palavras-chaves do seu site para indicar a região na qual a sua empresa se encontra, quais produtos ela oferece, em qual segmento ela atua, aos horários de funcionamento e, claro, o nome do seu negócio.
Portanto, cite o bairro, a cidade e pontos de referência para aumentar as chances de aparecer nas buscas.
O Schema Markup é uma linguagem que facilita a leitura dos buscadores no seu site, pois demonstra o que cada pedaço dele é de forma muito mais eficiente que o HTML comum.
Assim, o que o usuário buscar vai aparecer mais organizado na SERP, termo técnico que corresponde às páginas em que os resultados da pesquisa do Google são apresentados.
O Schema Markup otimiza tão bem o conteúdo que ele chega aos buscadores sem a necessidade de escanear todo o material.
Aplique as boas práticas de otimização de conteúdo, como colocar o nome do negócio, produto ou serviço e a localização em destaque.
Use palavras-chaves, link internos e externos, insira depoimentos de clientes reais, verifique a responsividade e velocidade do site, crie conteúdo relevante e muito mais.
Quando o usuário pesquisa por algum estabelecimento, o Google divide a pesquisa em duas áreas: uma orgânica, com os resultados regulares, e outra chamada de Snack Pack, na qual ele destaca 3 negócios de relevância.
Segundo a Moz , uma das maiores empresas especializadas em SEO, 33% dos usuários clicam nessas indicações e 40% vão para os resultados regulares. Assim, vale a pena rankear nos dois espaços.
O Google Meu Negócio é uma ferramenta essencial para isso e para o SEO Local. Essa plataforma possibilita que empresários divulgarem seus negócios de forma gratuita e orgânica. Essa funcionalidade surgiu em 2014, mas muitas empresas ainda não a utilizam.
Cadastrar o seu negócio nessa plataforma possibilita que os usuários tenham acesso fácil a informações importantes.
Você pode inserir a sua localização no Google Maps, dados de contato, horário de funcionamento e horários de maior fluxo de pessoas. Além disso, pode expor notas e comentários de clientes, mostrar fotos externas e internas da empresa e compartilhar perfis em outras redes sociais.
Acesse o site do Google My Business e clique em “Fazer login” no canto superior direito. Logo depois faça o login na plataforma com uma conta Gmail. Caso você já esteja logado, será redirecionado automaticamente para o segundo passo.
O Google vai pedir uma série de informações sobre a sua empresa. São elas: nome, localização, categoria em que se enquadra a sua empresa e informações de contato que você quer disponibilizar para o cliente, como telefone e site.
Após preencher todos os dados, o Google vai pedir para que você informe um endereço para receber o código de verificação.
Esse procedimento de segurança serve para que o Google cheque se você é o verdadeiro dono da empresa.
O Google vai mandar um código para o endereço pelos Correios e esse processo leva de 7 a 15 dias úteis.
Em seu painel, vai aparecer um botão escrito”Confirme agora”, a partir desse passo, é só seguir todos os procedimentos que a carta indica.
Após o cadastro bem sucedido, acrescente novas informações sobre o seu negócio, como fotos do estabelecimento, horário de funcionamento, uma descrição da empresa, entre outros dados e conteúdos relevantes.
Após realizar o cadastro, utilize bem a ferramenta. Faça uma descrição completa da sua empresa utilizando palavras-chaves, utilize imagens do local e detalhe o seu negócio ao máximo para convencer o cliente a ir até o seu estabelecimento.
Além disso, mantenha as informações sempre atualizadas, se trocar de telefone, por exemplo, lembre de alterar na plataforma.
Monitore e utilize as estatísticas ao seu favor. Deixar a área de comentários e avaliação visível estimula a confiança do consumidor e, além do mais, mantém uma relação mais próxima com a comunidade.
Em caso de avaliações baixas, utilize as métricas negativas para melhorar o seu serviço ou produto. Procure responder os comentários e acompanhar o número de interações, visualizações, cliques e seguidores.
Estimule através de outras redes que o consumidor faça avaliações no Google Meu Negócio. É comprovado que a opinião de outros clientes influenciam muito mais na compra de produtos do que qualquer publicidade.
Trabalhe para conquistar avaliações cinco estrelas e a fidelização do cliente. Você pode fazer isso oferecendo ótimos produtos, preços competitivos e um excelente atendimento, tanto pessoalmente quanto no próprio Google My Business.
E aí, você já fez o SEO Local e Google Meu Negócio da sua empresa? Conta aqui para a gente a sua experiência!
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