O storytelling é uma técnica muito utilizada no marketing e na publicidade para criar uma relação mais íntima e de credibilidade entre marcas e clientes. Ele é essencial para conquistar novos consumidores.
Storytelling, no universo da comunicação, ficou conhecido como uma estratégias de se contar uma história de maneira mais interessante e atrativa. Isso, porque os seres humanos amam narrativas, elas são contadas de geração em geração e existem desde os homens das cavernas.
Não é atoa que o entretenimento se vale da construção de histórias para manter as pessoas em frente a TV, por exemplo. É muito difícil encontrar gente que não gosta de filmes, novelas, série e/ou até de jornalismo.
É pensando nisso que o marketing e a publicidade se aproveitaram desse encantamento nato que vem das pessoas para fazê-las comprar. Porém, não é qualquer narrativa que funciona. Existem técnicas avançadas para fazer storytelling e é essencial ter prática para desenvolver essa habilidade.
Então, neste artigo, você vai descobrir algumas dicas que vão te ajudar a construir textos atrativos que encantem o público, gerem emoção, identificação e que levam o público a percorrer uma jornada.
Primeiro de tudo: não tente tirar leite de pedra. Você precisa ter uma história minimamente interessante para contar. Embora o jeito que você conte seja essencial para o sucesso da história, o que fica é o conteúdo. Então não entregue um texto bom com uma jornada fraca.
Você também precisa traçar o ponto de onde vai sair e onde quer chegar , é necessário estabelecer uma ordem cronológica para que a sua narrativa faça sentido e realmente prenda o leitor. Assim, como qualquer texto, é necessário ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Além de ambientação, personagem principal, mensagem e, claro, o conflito.
Uma forma de contar que ficou muito conhecida no mundo todo por ser replicado em muitas e muitas histórias é a Jornada do herói, que, se você assistiu Star Wars ou Nemo, está bem familiarizado.
É essencial para o storytelling ter criatividade e surpreender quem está lendo. Não é a toa que viradas e quebras de expectativas são tão adorados pelo público. Porém, muito cuidado para não fugir do tema principal e afastar o leitor.
Fique atento também a mensagem que você está passando. As pessoas gostam de narrativas positivas, por isso, termine transmitindo sentimentos bons e inspiradores. Inclusive, é nesse momento que você pode mostrar que o seu produto ou serviço é a solução para um problema que o personagem tenha.
É muito importante criar uma identificação entre o personagem e o leitor. Quando for fazer storytelling pense em quem é o seu público, qual a persona, e crie um protagonista forte para que as pessoas torçam para o sucesso dele e se enxergam nos obstáculos que ele encontra.
Além disso, não se contente com o básico. Nada é tão bom que não possa ser melhorado. A ideia do seu texto pode ser genial, mas leia e releia o texto para encontrar os pontos em que ela pode ser melhorada e se tornar mais interessante para o seu público.
Por último, traga credibilidade para a sua narrativa, embora você deva usar títulos chamativos e até um pouco de polêmica, o seu leitor não pode acreditar que você está mentindo e aquela é uma história falsa, isso acaba com a credibilidade da sua empresa.
Por isso, conte histórias genuínas, pois as pessoas irão se identificar mais. Traga exemplos e mostre como isso ocorreu na vida real. Seja honesto.
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