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Você conhece marcas com um tom de voz único?
O tom de voz de uma marca é a forma como ela se expressa com seu público. De modo geral, ele é atrelado a personalidade da marca .
A principal premissa do tom de voz de uma marca é que ele seja consistente. Nós já falamos sobre isso no quesito de tipografia, porém, outro ponto fundamental para estabelecer uma boa identidade da marca é a definição do seu tom de voz correto.
Um ótimo exemplo de uma empresa com um tom de voz bem definido é a Netflix que tem uma comunicação direcionada para o humor, investindo em comentários e interação com os internautas.
Definir o tom de voz é projetar os valores, a identidade e a comunicação da sua empresa que a fazem se destacar no mercado.
A voz indica a forma como você se comunica com o seu público e como você o estimula a dialogar de volta com a sua empresa.
Hoje em dia, com o fenômeno das redes sociais, diversas marcas passaram a utilizar tons de vozes mais voltados para uma comunicação mais “descolada”, por assim dizer.
Isso não significa que os tons de vozes mais comuns como de autoridade e técnica estejam fadados ao fim, mas a tendência que vemos hoje é a adaptação dos tons para uma linguagem mais fluida e divertida.
O ideal aqui é moldar o tom de voz da sua marca de acordo com os canais de comunicação que você for utilizar.
Isso significa que o tom de voz pode variar conforme o veículo on-line ou offline que o seu público se encontra.
Primeiro de tudo precisamos entender que o tom de voz se relaciona com o branding da empresa. Isso é, o tom escolhido deve transpor o posicionamento e a identidade da empresa.
Assim, ele deve ajudar a fortalecer a imagem que a empresa quer passar, por isso, ele deve ser único e marcante.
Uma dica interessante é definir um manual de redação com expressões, slogans ou até mesmo gírias e palavras comuns presentes na comunicação da sua empresa.
Isso tudo ajuda a guiar quem quer seja a manter a comunicação com as características marcantes que tornam sua marca autêntica.
Mas esse é um processo que deve ser feito depois de definir palavras chaves e narrativas que serão contadas pela sua empresa, sejam elas em blogs, redes sociais e outros meios de comunicação.
Analise o jeito de ser da sua empresa. No dia a dia é comum o uso de algumas expressões ou mesmo palavras específicas?
A sua empresa vende produtos e serviços mais tradicionais do mercado? E se você trabalha com estratégias de marketing digital , qual a linguagem você costuma utilizar em suas peças?
Sua marca, sua empresa, você e sua equipe tem uma comunicação que utilizam com os clientes, portanto, pense nela… é mais calma ou agitada? Tímida ou extrovertida?
E diante de processos, vendas e argumentações vocês explicam passo a passo ou se comunicam mais direto ao ponto?
Algo que pode ajudar a analisar isso tudo é desenvolver uma brand persona, que
baseia e orienta a forma de se comunicar com seus clientes. Assim fica mais fácil encontrar uma comunicação mais humanizada e natural.
O tom de voz é uma ferramenta fundamental para projetar uma memória marcante na mente dos consumidores. Ele ajuda a impulsionar o reconhecimento da marca.
Uma estratégia de tom de voz bem sucedida torna uma marca como a Netflix em um personagem icônico da web.
Mas para além disso, a importância do tom de voz se dá por que a sua marca precisa gerar identificação com os consumidores.
Isso é fundamental porque hoje, a humanização está no topo das relações entre consumidores e empresas.
É muito mais difícil fazer uma venda impessoal, sem suporte, assistência e orientação do cliente. Afinal, as pessoas não querem mais somente produtos, elas precisam resolver dores.
O tom de voz é muito utilizado na publicidade, mas pode ser um grande aliado do seu negócio para diversas outras frentes que não objetivam necessariamente vender.
Ele ajuda a fidelizar, encantar e orientar clientes, além de proporcionar uma experiência consistente de relacionamento com a sua empresa.
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