Pode parecer meio futurista, mas a verdade é que inteligência artificial e SEO estão amplamente conectados nos dias de hoje.
Afinal, novas estratégias são necessárias para diferenciar seus conteúdos em meio a uma verdadeira enxurrada de informações disponíveis no ambiente web.
Se voltarmos 20 anos no tempo, quando o número de sites era relativamente baixo, não fazia muito sentido investir em estratégias de marketing digital para diferenciar seus conteúdos.
Mas o número de páginas na web não para de crescer e foi preciso investir em mecanismos de pesquisa e outras ferramentas para diferenciar os negócios. É nesse cenário que a inteligência artificial no contexto do SEO tem um papel preponderante.
Logo, estar atualizado a respeito dessas ferramentas, funcionalidades e benefícios é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital.
Para ajudar você a saber como a inteligência artificial impacta o SEO, preparamos este artigo. Acompanhe!
Resumidamente, a IA impacta o SEO por meio dos mecanismos de busca.
Como as ferramentas do Google estão se tornando cada vez mais inteligentes, é preciso fazer o reconhecimento das consultas de pesquisa conforme a intenção de busca do usuário, o que tem relação direta com o uso de palavras-chaves, em especial as de cauda longa.
Isso porque os buscadores fazem uso das tecnologias de IA para fazer o processamento de consultas e, com isso, conseguem prever de forma mais efetiva quais são os resultados mais aderentes para satisfazer a intenção de busca do usuário. Dessa forma, é possível coletar e verificar como eles respondem a esses resultados, o que também possibilita melhorá-los.
A Inteligência Artificial é uma ferramenta que pode proporcionar importantes diferenciais competitivos nas estratégias de marketing digital. Acompanhe!
A inteligência artificial aplicada ao SEO é capaz de realizar segmentações mais precisas, pois analisa os algoritmos dos buscadores.
Com isso, é possível sugerir produtos mais alinhados com os perfis de consumidores analisados. Isso significa que a taxa de conversão dos leads pode ser aumentada.
A IA ainda colabora para que haja maior alinhamento das estratégias definidas pelos gestores que tiveram por base os dados coletados e processados pela IA.
Essa ferramenta aplicada ao SEO ainda pode ser usada para otimizar o atendimento oferecido aos usuários, como:
Para você ter uma ideia, conforme pesquisa da Forrester, 89% dos chatbots são úteis ou muito úteis quando o assunto é a personalização das interações com os usuários, o que impacta sua qualidade.
Outro estudo da Gartner, ainda revela que os níveis de satisfação do cliente devem crescer 25% até 2023 nas companhias que utilizam IA. O uso da inteligência artificial ainda pode colaborar para a elevação da satisfação do cliente.
De acordo com a Forbes, todos os anos, US$62 bilhões são perdidos por causa de um insatisfatório serviço ao cliente oferecido pelas empresas.
Ao aplicar a inteligência artificial ao SEO, esse número pode ser reduzido.
A IA pode ser usada em vários estágios das estratégias de SEO. Acompanhe as principais a seguir!
Muitos usuários precisam de soluções na sua área imediata. É por essa razão que o algoritmo de pesquisa local do Google inclui um fator de proximidade, pois essa é uma maneira eficiente de atender as necessidades dos usuários, mesmo quando eles não declaram o fator localização no campo de pesquisa.
A pesquisa por SEO local vem crescendo com o maior acesso à internet móvel, tornando-se muito relevante para o sucesso de empresas que desejam se destacar no ambiente digital.
Mais do que qualquer tempo na nossa história, a experiência do usuário tem sido cada vez mais relevante para o sucesso das organizações, sendo que as ferramentas de inteligência artificial no marketing colaboram de forma relevante para aumentar a qualidade e eficiência dessa aproximação entre negócios e potenciais clientes.
Nesse cenário, os chatbots ganham destaque, pois estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, com capacidade de esclarecer as principais dúvidas dos usuários de forma eficiente, graças aos recursos de IA.
Quando uma loja online, por exemplo, faz uso de um grande inventário, não tem nada mais eficiente do que contar com mecanismos de recomendação.
Dentre as funcionalidades e possibilidades que a transformação digital oferece, essa é uma das possibilidades mais interessantes, pois ela envolve os casos clássicos de serviços on demand, como Netflix, Spotify e Amazon, que fazem uso dos recursos da IA para melhorar a experiência do usuário.
Com recursos cada vez mais personalizados, as equipes de marketing têm a oportunidade de representar uma ampla gama de novas possibilidades, a fim de atrair, converter e fidelizar clientes.
Se o objetivo é elevar a eficiência dos anúncios e ofertas no ambiente online, a inteligência artificial e SEO é um dos melhores recursos para isso.
Basicamente, as ferramentas de IA funcionam assim: anunciantes e editores se conectam a um inventário, no qual trocam os anúncios por uma taxa, e os recursos de IA utilizam algoritmos para estudar o comportamento de consumo. Com isso, as informações recolhidas são usadas para otimizar campanhas em tempo real.
Portanto, essas ferramentas fazem a reunião de esforços para aqueles grupos de usuários mais aptos à conversão de vendas.
Como vimos ao longo desta leitura, a inteligência artificial e SEO são recursos que andam juntos e devem ser considerados na hora de você fazer as suas estratégias de marketing digital.
Além de ficar atento às tendências, também é importante colocar em prática as ferramentas e suas funcionalidades, a fim de verificar o que realmente funciona para o seu negócio.
Com isso, os esforços de marketing são otimizados, ao mesmo tempo em que é oferecido uma melhor experiência para o usuário.
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