Muitos clientes entram em contato com a empresa que criou o seu site e pedem um redesenho completo do site atual. No Mobsite, você consegue alterar, atualizar e mexer a qualquer hora com facilidade. Mas, será que ficar modificando sempre é bom?
Em geral, esses clientes que querem realizar um redesign não gostam do site existente. Muitas vezes o site atual oferece uma experiência ruim para o usuário, seu código é desajeitado ou o design está desatualizado.
Um projeto de redesign do site geralmente é necessário a cada dois ou três anos. Isso garante que o site esteja atualizado com os últimos desenvolvimentos em codificação, estrutura e aparência, incluindo as tendências em UX e web design.
Prepare-se para dedicar um tempo no redesign do seu site. Mas atenção: durante esse período, você deverá tomar algumas decisões importantes e evitar armadilhas comuns.
Continue lendo para obter um guia detalhado e prático para o sucesso no redesenho de sites.
O redesenho de um site revisa o site inteiro e incorpora alterações significativas na estrutura do site, código, recursos visuais e até mesmo conteúdo.
Um projeto de redesign de site é como demolir um cômodo da uma casa e reconstruí-lo, ao invés de apenas adicionar uma nova camada de tinta ou substituir alguns móveis.
Existem algumas maneiras diferentes de abordar um projeto de redesenho em termos de decidir o nível de mudanças necessárias:
Sugerimos algumas das motivações para um redesign de site na introdução. Mas agora vamos detalhar mais os muitos motivos pelos quais você pode optar por redesenhar o seu site.
Design desatualizado
Vamos começar com o que parece um ponto banal, mas não deixa de ser importante. As tendências do web design mudam rapidamente. Estar fora de sincronia com essas tendências dificulta os resultados potenciais que seu site pode obter.
UX problemático
Um design disfuncional geralmente é a causa raiz da má experiência do usuário. Quando as pessoas não conseguem encontrar o que estão procurando em um site ou se sentem frustradas, normalmente você está enfrentando vários problemas com branding, design, usabilidade e função.
Uma experiência de usuário problemática (UX) é um forte sinal de que é preciso fazer um redesign de site.
Rebranding
Uma iniciativa de rebranding muda toda a identidade de uma empresa em uma nova direção. Embora seja comum pensar em rebranding como exigindo apenas alterações superficiais no site, como atualizar o logotipo, muitos projetos de rebranding são muito mais profundos. Alguns alteram a missão, os valores, os objetivos e a visão da empresa.
Muitas vezes, as empresas desejam remover quaisquer links entre a aparência e a sensação do site atual versus o site antigo. Portanto, um redesenho está definitivamente na mesa nesses casos.
Segmentação para um público diferente
Ao buscar atingir um nova audiência, a empresa vai precisar fazer mudanças no seu site. E elas vão além de simplesmente atualizar as mensagens.
Diferentes públicos têm expectativas e necessidades variadas em estilos de design, funcionalidades e conteúdo.
Melhorar conversões ou vendas
Existe um grande fator que muitas vezes influencia a decisão de optar por um redesign do site: é o fato da empresa estar obtendo resultados insatisfatórios em termos de conversões ou vendas online com o site atual.
Um redesenho centrado na conversão considera ajustar todos os aspectos do site para maximizar a probabilidade de os visitantes realizarem ações específicas.
Otimização para dispositivos móveis
O Google começou a usar a indexação mobile-first em 2016, o que sinalizou uma mudança em direção ao design responsivo. Os usuários esperam que os sites funcionem tão bem ou melhor em dispositivos móveis quanto em desktops.
Os web designers também entendem isso, com 53,8% citando um design de site não responsivo como o principal motivo para um redesenho.
No Mobsite, nossos sites são pensados e desenvolvidos para serem responsivos e adaptáveis a qualquer tela (tablet, mobile, desktops).
Melhorar o SEO
Qualquer empresa que se preze entende a importância de seus clientes terem uma forte presença nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa.
Com 60% dos profissionais de marketing citando o SEO como sua preocupação número um no inbound marketing, é imperativo ter uma estratégia eficaz de SEO.
A estrutura do site e a arquitetura geral do site são partes vitais de qualquer estratégia de SEO.
Além disso, o desempenho e o design do site desempenham um papel no Core Web Vitals, que o Google usa como critério de desempate ao decidir como classificar páginas de diferentes sites com qualidade de conteúdo semelhante.
Pensando nisso, nosso construtor possuiu ferramentas de SEO que será fundamental para você alcançar o melhor ranqueamento nos mecanismos de busca.
Antes de entrar em algumas práticas recomendadas e dicas para redesenhos de sites, vamos apontar rapidamente algumas armadilhas irritantes a serem evitadas:
Os projetos de redesign visam superar problemas fundamentais no seu site atual. Por isso, esse tipo de projeto pode ser complexo e delicado.
Considere o Mobsite, o construtor de sites profissional criado especialmente para empresas, para ajudar a concluir esses projetos mais rapidamente e obter sites de alto desempenho.
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