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Se você está por dentro do que os veículos de comunicação estão pautando, é provável que já tenha ouvido falar no fim dos cookies.
Essa novidade chegou por volta de janeiro de 2021, mas em abril se intensificaram os debates.
Tudo começou com o anúncio do Google que informou recentemente que vai desativar o uso dessa tecnologia para os sites.
Os Cookies, apesar de pouco citados até então, executam uma tarefa um tanto quanto importante, rastreando todas as ações que o usuário realizou durante a navegação.
Os Cookies registram os dados dos sites que ele visitou, o que pesquisou e todo o seu comportamento dentro das páginas, de forma individualizada.
Resumidamente, ele rastreia as informações na navegação e facilita as marcas e empresas a conhecerem o usuário, mapeando seus comportamentos e hábitos na internet.
Existem 2 tipos de cookies mais usados, o primeiro deles é o “first-party”, que só rastreia as informações dentro do site em que foram programados.
O segundo tipo (e o mais insistente deles), são os cookies que rastreiam toda a navegação, a eles deram o nome de “third-party cookies”, em inglês.
Desde o ano passado, a discussão sobre privacidade e proteção de dados sensíveis vem tomando conta da internet.
Lives que abordam o tema, matérias e conteúdos sobre o assunto inundam a internet, afinal, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor e ela impacta diretamente nas ações de marketing e propaganda das empresas.
Os Cookies utilizam dados da navegação do usuário fornecendo às empresas informações personalizadas sobre os comportamentos dos internautas.
Assim, ele facilita a veiculação de anúncios direcionados para os gostos e hábitos dos consumidores.
Isso tudo gera lucro, por esse motivo, os Cookies são grandes aliados na publicidade digital das empresas, não à toa sua tecnologia é utilizada até hoje.
Apesar da sua importância, o fim dos Cookies representa um movimento importante de atualização do mercado.
Essa modificação acompanha as transformações na forma de pensar e fazer negócios, bem como as relações entre pessoas e empresas no meio digital.
Por isso, a decisão do Google, considerando os padrões da nova lei de proteção aos dados, faz todo o sentido, visto que com essa ação os dados do usuário ficam menos expostos do que antes.
Presente na internet desde os primórdios, os Cookies já forneceram muitas informações às empresas.
Porém, com o movimento recente do mercado digital de zelar pela privacidade dos usuários, essa tecnologia passou a ser encarada como um risco à privacidade, além de um recurso ultrapassado da web.
Por esse motivo, o Google, assim como os concorrentes Firefox e Safari, segue o fluxo do mercado e opta por não utilizar mais os recursos dessa tecnologia.
Ainda que o fim dos cookies para as empresas possa representar uma perda no mecanismo facilitador de anúncios, já existem iniciativas de tecnologias que podem vir a substituir os Cookies.
Os Flocs (Aprendizagem federada de grupos), prometem fazer o mesmo serviço dos Cookies com o diferencial de não mapear os dados dos usuários de forma individual.
Os dados de navegação do usuário seriam ofertados a empresas de modo anônimo, sem conter informações que identifiquem as pessoas individualmente, classificando anonimamente grupos de pessoas com preferências parecidas, por exemplo.
Ao que tudo indica, o Google se interessa pelo recurso, porém nada foi definido ainda e não se sabe se de fato isso seria uma vantagem tanto para empresas quanto para os usuários.
O suporte do Google aos Cookies de sites terceiros acaba oficialmente em 2022. Até lá, a empresa estuda novos recursos a fim de encontrar, em um futuro não muito distante, um substituto para os Cookies.
O post Fim dos Cookies, uma nova era para a publicidade digital? apareceu primeiro em Materiais Educativos.
Gostaria de realizar uma requisição relacionada à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD?
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