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Se você acessa blogs, sites e e-commerces, você provavelmente nota que toda a experiência é agradável, pois consegue localizar no layout as informações que precisa no site, de forma fácil, rápida e intuitiva.
Essa experiência só acontece por conta da disposição do site focada no mobile ou na responsividade.
De modo geral, essa formatação é inovadora, provinda da transformação digital que fez com que as grandes empresas passassem a se preocupar com sua presença digital e acompanhar a evolução do comportamento do usuário, que hoje se faz muito presente nos dispositivos móveis.
Mas para entender a fundo o porque isso é tão importante para as empresas e como aplicar isso no seu negócio, é preciso compreender as diferenças entre layout mobile e responsivo.
O mobile, apesar de no nosso imaginário ser sempre linkado ao celular, tem sua construção focada principalmente em dispositivos móveis.
Isso significa que um site mobile é desenvolvido pensando nas diferentes telas e suas resoluções, como tablets, Tvs e Smartphones.
Para simplificar, basta pensar nos diferentes aparelhos com acesso a internet que utilizamos no dia a dia. A resolução de um site na sua TV comparada a de um computador desktop é bem diferente.
O layout mobile é pensado justamente para essa adaptação. Afinal, o foco é garantir que a plataforma funcione bem e que você consiga acessar o conteúdo completo pelo celular, computador, tablet ou televisão.
A resposta para essa pergunta é: criando uma segunda versão do site pensada para o uso no celular ou em outros dispositivos móveis em geral.
Antes de mais nada é preciso entender que isso envolve um pouco mais de trabalho e investimento, dependendo de como você está fazendo.
Por isso, é interessante pensar em empresas que desenvolvam o seu site profissional entregando o pacote completo, pensando na experiência do usuário e na navegação pelo celular.
Assim como o site principal, feito para desktop, o seu site mobile precisa de um local de hospedagem, até porque ele é uma versão totalmente nova do seu site.
Para isso é preciso atrelar ao site um subdomínio hospedado em um servidor juntamente com o seu site principal.
O grande “Q” de um site com layout mobile é que para fazê-lo, muitas vezes é preciso contar com a ajuda de uma empresa especializada e isso pode custar um pouco mais caro.
Por esse motivo, algumas empresas optam pelo layout responsivo, que é basicamente quando uma interface tem a capacidade de adaptar o layout ao tamanho da tela.
A diferença entre o layout mobile e responsivo é que no responsivo, a mesma página se adapta para os diferentes tamanhos de tela.
Enquanto no mobile, por sua vez, o que aparece para o usuário é uma versão nova do site dependendo do dispositivo móvel que ele acessa.
Em alguns casos, os elementos do site podem ficar ocultos para a tela do usuário no layout responsivo. Mesmo assim, eles ainda estão presentes no código, o que tecnicamente ainda “aparece” para o usuário.
Pensando na criação de um modelo de site mobile ou responsivo, a conclusão que podemos chegar é que para criar uma versão mobile é preciso contar com o apoio de uma empresa/equipe especializada.
Por outro lado, o layout responsivo tem a possibilidade de você mesmo utilizar o WordPress para ajudar a montar a estrutura do site, por exemplo.
Além disso, o Google dá uma atenção especial à responsividade. Vale ressaltar que sites que não possuem esse recurso, muitas vezes caem no ranqueamento das páginas do buscador.
Desse modo, é importante ter em mente que o SEO do seu site pode ser prejudicado se você não pensar na responsividade.
Até porque, sites responsivos têm a capacidade de carregamento mais rápido, o que melhora a experiência do usuário, o que é uma certa vantagem em relação ao site de layout mobile.
Não é possível falar de layout mobile e responsivo sem pensar no design mobile-first. Essa estratégia vem crescendo pois privilegia uma abordagem responsiva.
O design mobile-first é pensado primordialmente para as telas pequenas, priorizando esse tipo de navegação. Nesse caso, o caminho no design mobile-first é: celular, tablet, desktop, ao contrário dos demais layouts.
Esse tipo de design está cada vez mais em alta no cenário da tecnologia. Isso se dá, pois cerca de 71 milhões de brasileiros acessam a internet somente pelo celular, representando cerca de 56% do total de usuários que acessam a internet no Brasil.
Os dados são da edição anual da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação ( Cetic.br ), NIC.br e CGI.br, divulgada em 2019.
Esse dado demonstra a importância de construir um site pensando tanto em layout mobile como responsivo, pois o mundo está voltado para essas dinâmicas na tecnologia.
Para decidir qual o melhor para o seu objetivo, pense que se por um lado, o layout mobile é ótimo para o marketing, por outro lado, o design responsivo pode atender às suas necessidades com menor custo.
Até o próximo post!
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