No meio digital, o tráfego corresponde ao fluxo de visitantes de um site, blog ou páginas de uma empresa. Esses usuários podem ser atraídos organicamente — ou seja, por meio de conteúdos publicados pelo negócio — ou por estratégias de tráfego pago, em que as companhias realizam investimentos financeiros para aumentar a sua visibilidade no meio digital.
Nesse sentido, a gestão de tráfego pago se refere à adoção de estratégias para atrair um número cada vez maior de pessoas para determinado endereço virtual. Como a maior visibilidade das páginas contribui para o aumento da taxa de conversão, muitas empresas têm investido nessas ações para alcançar melhores resultados.
A seguir, apresentamos os principais tipos de tráfego existentes.
O tráfego orgânico, como o próprio nome já diz, é aquele que ocorre de maneira natural, ou seja, o cliente chega nas páginas da empresa a partir de pesquisas em buscadores como o Google. Porém, para que o negócio apareça nas melhores posições da busca e, assim, tenha maiores chances de conversão, é importante investir em marketing de conteúdo.
Para quem quer ter resultados mais imediatos, outra forma de conseguir maior visibilidade para a página virtual é por meio do tráfego pago.
Com anúncios pagos no Google, Facebook ou Instagram (só para citar os principais) você aumenta o número de visitantes nas suas páginas. É uma forma de ter mais visibilidade online de maneira rápida e alcançar resultados a curto prazo. O melhor de tudo é que a estratégia também pode ser otimizada para alcançar cada vez mais resultados a médio e longo prazos.
Neste tipo de estratégia, é possível definir o orçamento que será utilizado nas campanhas de anúncio e segmentar o público que você deseja alcançar.
É através do Google que as pessoas estão sempre pesquisando, acessando ou assistindo alguma coisa. Por meio da escolha de palavras-chave estratégicas para seu negócio, é mais fácil encontrar pessoas que já estão procurando por seu produto ou serviço.
O Facebook conhece mais as pessoas do que elas mesmas. Assim, é possível refinar o público para atrair as pessoas que realmente têm interesse no seu negócio.
É interessante destacar a diferença entre gestão de tráfego e impulsionamento no Facebook. Nesse canal, existe a possibilidade de impulsionar uma publicação diretamente por um botão azul disponível embaixo da publicação.
Embora seja uma maneira rápida e fácil para quem está começando e não possui conhecimento técnico sobre gestão de tráfego, a médio e longo prazos essa estratégia deixa de trazer grandes resultados.
Ao anunciar por esse botão, não é possível otimizar verba, segmentar públicos ou criar campanhas mais elaboradas. Por isso, é sempre melhor investir num trabalho de gestão de tráfego.
Esse tipo de tráfego ocorre quando as pessoas clicam nos links recebidos no seu email. Em geral, é um dos mais difíceis de conseguir levar os usuários até as páginas da empresa, pois exige que eles tenham certo grau de conhecimento sobre o negócio. Porém, nos casos em que os leads forneceram os seus dados para receber esse tipo de conteúdo, as chances de aumentar as taxas de cliques e de conversão são bem maiores.
O tráfego direto é aquele em que o usuário já conhece o site de alguma forma e digita o nome da página no buscador. Isso ocorre quando ele já sabe o que quer e não precisa de nenhuma intermediação para chegar até aquele endereço digital.
O tráfego social é aquele em que o usuário chega até a página da empresa por meio de links disponibilizados nas redes sociais. Como as pessoas passam grande parte do dia nesses canais, é importante que os negócios também estejam presentes nas diversas plataformas. Dessa forma, as chances de aumentar o tráfego para o site ou blog aumentam bastante.
Uma boa gestão de tráfego oferece inúmeros benefícios para as empresas.
Ao combinar o tráfego orgânico e o pago, é possível aumentar o ROI (Retorno sobre o Investimento) de um negócio. Isso porque essas estratégias atuam de maneira complementar, ou seja, enquanto a primeira produz resultados de médio e longo prazo, a segunda é utilizada para a obtenção de resultados de curto prazo.
Dessa forma, o negócio consegue manter um fluxo contínuo de recursos e, assim, garantir um maior equilíbrio no seu caixa.
Esse benefício é resultado da melhoria da segmentação dos usuários da empresa. Isso ocorre porque as ferramentas de tráfego pago permitem que o seu negócio consiga classificar as pessoas de acordo com diversos aspectos, como faixa etária, interesses, localização geográfica etc.
As empresas que ocupam os primeiros lugares no Google, além de garantir maior visibilidade para os seus produtos ou serviços, posicionam-se como autoridade sobre o assunto pesquisado. Isso contribui para a melhoria da reputação da marca no mercado, o que tende a impulsionar as vendas.
Atualmente, existem vários canais que podem ser utilizados pelas empresas para aumentar o tráfego. Por isso, é importante saber como escolher os melhores canais que devem ser utilizados para gerar maior tráfego para a empresa. A seguir, apresentamos algumas dicas para ajudar você a fazer uma boa escolha.
Conhecer o perfil do público-alvo é fundamental para saber quais estratégias devem ser utilizadas. Além de ajudar na escolha dos melhores canais para gerar tráfego para o negócio, esse entendimento contribui para o melhor direcionamento das ações e dos conteúdos. Dessa forma, as chances de aumentar o tráfego e as vendas aumentam bastante.
Esse aspecto é fundamental para escolher os canais para gerar tráfego para o negócio. Isso porque não adianta gastar um volume muito grande de recursos com tráfego pago, se esse investimento for responsável pela falência da empresa, por exemplo.
Por isso, no momento da escolha, avalie qual é o montante de capital que pode ser utilizado para essa finalidade. Não se esqueça de que essa decisão deve ser tomada sem prejudicar o planejamento financeiro do seu negócio.
Avaliar a experiência do produto ou serviço no mercado também é um aspecto fundamental para a escolha dos melhores canais para gerar tráfego. Para isso, você precisa analisar se eles são disruptivos — e nesse caso, trazem novas ideias e tecnologias, por exemplo — ou se já são consolidados e fazem parte da rotina das pessoas.
Dessa forma, é possível escolher os canais mais adequados, definir as estratégias mais eficientes e, assim, garantir maior visibilidade para a empresa.
Fazer uma boa gestão de tráfego não é uma tarefa simples. Porém, ao adotar as dicas abaixo, você poderá ter sucesso nessa empreitada.
Como já dissemos, conhecer o público-alvo é fundamental para a escolha adequada dos melhores canais para gerar tráfego. Esse entendimento também é essencial para fazer a gestão desse processo. Isso porque, ao conhecer os seus usuários, você consegue escolher as estratégias mais eficientes para a empresa, o que reduz as chances de erros.
Ter um bom planejamento é fundamental para qualquer negócio, e para a geração de tráfego não é diferente. Por isso, ao investir em estratégias de tráfego pago, não deixe de criar várias etapas para acompanhar o cliente durante o funil de vendas. Da mesma forma, faça um plano de marketing para nutrir os seus leads com conteúdo de qualidade, levando em consideração as etapas do funil.
A definição e o acompanhamento de métricas é essencial para identificar quais aspectos devem ser enfatizados, e quais devem ser descartados na estratégia de geração de tráfego das empresas. Por isso, não deixe de analisar informações como:
Agora que você já sabe tudo sobre a gestão de tráfego. É só colocar em prática de acordo com as estratégias e objetivos da sua empresa ou negócio.
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A Gestão de Tráfego Pago para Google ADS é um dos serviços mais procurados atualmente e de extrema importância a ser desempenhado por um profissional especializado no assunto. Para realizá-lo, é fundamental ter um planejamento bem definido de utilização de palavras-chaves para ter um resultado positivo, como vimos no início deste post.
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