Mobsite by Gálata - Tecnologia para Site

Gestão de tráfego: conheça o que é, para que serve e como funciona

A gestão de tráfego é uma estratégia que tem sido cada vez mais utilizada pelas empresas, com o objetivo de atrair mais visitantes para as suas páginas na internet. Por isso, a expectativa é a de que a procura por profissionais da área cresça cada vez mais.

O que é gestão de tráfego?

No meio digital, o tráfego corresponde ao fluxo de visitantes de um site, blog ou páginas de uma empresa. Esses usuários podem ser atraídos organicamente — ou seja, por meio de conteúdos publicados pelo negócio — ou por estratégias de tráfego pago, em que as companhias realizam investimentos financeiros para aumentar a sua visibilidade no meio digital.


Nesse sentido, a gestão de tráfego pago se refere à adoção de estratégias para atrair um número cada vez maior de pessoas para determinado endereço virtual. Como a maior visibilidade das páginas contribui para o aumento da taxa de conversão, muitas empresas têm investido nessas ações para alcançar melhores resultados.


Quais são os tipos de tráfego?

A seguir, apresentamos os principais tipos de tráfego existentes.


Tráfego orgânico

O tráfego orgânico, como o próprio nome já diz, é aquele que ocorre de maneira natural, ou seja, o cliente chega nas páginas da empresa a partir de pesquisas em buscadores como o Google. Porém, para que o negócio apareça nas melhores posições da busca e, assim, tenha maiores chances de conversão, é importante investir em marketing de conteúdo.


Tráfego pago

Para quem quer ter resultados mais imediatos, outra forma de conseguir maior visibilidade para a página virtual é por meio do tráfego pago.

Com anúncios pagos no Google, Facebook ou Instagram (só para citar os principais) você aumenta o número de visitantes nas suas páginas. É uma forma de ter mais visibilidade online de maneira rápida e alcançar resultados a curto prazo. O melhor de tudo é que a estratégia também pode ser otimizada para alcançar cada vez mais resultados a médio e longo prazos.


Neste tipo de estratégia, é possível definir o orçamento que será utilizado nas campanhas de anúncio e segmentar o público que você deseja alcançar.


Google ADS

É através do Google que as pessoas estão sempre pesquisando, acessando ou assistindo alguma coisa. Por meio da escolha de palavras-chave estratégicas para seu negócio, é mais fácil encontrar pessoas que já estão procurando por seu produto ou serviço.


  • rede de pesquisa: ocorre quando a página patrocinada aparece nas primeiras posições da busca, antes mesmo dos resultados orgânicos. Esse tipo de tráfego aparece com a tag “anúncio”, antes do link;


  • rede de display: ocorre quando a empresa compra um espaço em sites que têm parceria com o Google. Assim, o seu anúncio pode aparecer em diversas páginas.


Facebook ADS

O Facebook conhece mais as pessoas do que elas mesmas. Assim, é possível refinar o público para atrair as pessoas que realmente têm interesse no seu negócio.


Gestão de Tráfego X Impulsionamento no Facebook

É interessante destacar a diferença entre gestão de tráfego e impulsionamento no Facebook. Nesse canal, existe a possibilidade de impulsionar uma publicação diretamente por um botão azul disponível embaixo da publicação.

Embora seja uma maneira rápida e fácil para quem está começando e não possui conhecimento técnico sobre gestão de tráfego, a médio e longo prazos essa estratégia deixa de trazer grandes resultados.


Ao anunciar por esse botão, não é possível otimizar verba, segmentar públicos ou criar campanhas mais elaboradas. Por isso, é sempre melhor investir num trabalho de gestão de tráfego.


Tráfego de e-mail marketing

Esse tipo de tráfego ocorre quando as pessoas clicam nos links recebidos no seu email. Em geral, é um dos mais difíceis de conseguir levar os usuários até as páginas da empresa, pois exige que eles tenham certo grau de conhecimento sobre o negócio. Porém, nos casos em que os leads forneceram os seus dados para receber esse tipo de conteúdo, as chances de aumentar as taxas de cliques e de conversão são bem maiores.


Tráfego direto

O tráfego direto é aquele em que o usuário já conhece o site de alguma forma e digita o nome da página no buscador. Isso ocorre quando ele já sabe o que quer e não precisa de nenhuma intermediação para chegar até aquele endereço digital.


Tráfego social

O tráfego social é aquele em que o usuário chega até a página da empresa por meio de links disponibilizados nas redes sociais. Como as pessoas passam grande parte do dia nesses canais, é importante que os negócios também estejam presentes nas diversas plataformas. Dessa forma, as chances de aumentar o tráfego para o site ou blog aumentam bastante.


Quais os benefícios de fazer uma boa gestão de tráfego?

Uma boa gestão de tráfego oferece inúmeros benefícios para as empresas.


Aumento do ROI

Ao combinar o tráfego orgânico e o pago, é possível aumentar o ROI (Retorno sobre o Investimento) de um negócio. Isso porque essas estratégias atuam de maneira complementar, ou seja, enquanto a primeira produz resultados de médio e longo prazo, a segunda é utilizada para a obtenção de resultados de curto prazo.


Dessa forma, o negócio consegue manter um fluxo contínuo de recursos e, assim, garantir um maior equilíbrio no seu caixa.


Criação de uma audiência qualificada

Esse benefício é resultado da melhoria da segmentação dos usuários da empresa. Isso ocorre porque as ferramentas de tráfego pago permitem que o seu negócio consiga classificar as pessoas de acordo com diversos aspectos, como faixa etária, interesses, localização geográfica etc.


Melhoria na reputação da marca

As empresas que ocupam os primeiros lugares no Google, além de garantir maior visibilidade para os seus produtos ou serviços, posicionam-se como autoridade sobre o assunto pesquisado. Isso contribui para a melhoria da reputação da marca no mercado, o que tende a impulsionar as vendas.


Como escolher o melhor canal de tráfego?

Atualmente, existem vários canais que podem ser utilizados pelas empresas para aumentar o tráfego. Por isso, é importante saber como escolher os melhores canais que devem ser utilizados para gerar maior tráfego para a empresa. A seguir, apresentamos algumas dicas para ajudar você a fazer uma boa escolha.


Perfil dos usuários

Conhecer o perfil do público-alvo é fundamental para saber quais estratégias devem ser utilizadas. Além de ajudar na escolha dos melhores canais para gerar tráfego para o negócio, esse entendimento contribui para o melhor direcionamento das ações e dos conteúdos. Dessa forma, as chances de aumentar o tráfego e as vendas aumentam bastante.


Orçamento

Esse aspecto é fundamental para escolher os canais para gerar tráfego para o negócio. Isso porque não adianta gastar um volume muito grande de recursos com tráfego pago, se esse investimento for responsável pela falência da empresa, por exemplo.


Por isso, no momento da escolha, avalie qual é o montante de capital que pode ser utilizado para essa finalidade. Não se esqueça de que essa decisão deve ser tomada sem prejudicar o planejamento financeiro do seu negócio.


Experiência do produto ou serviço no mercado

Avaliar a experiência do produto ou serviço no mercado também é um aspecto fundamental para a escolha dos melhores canais para gerar tráfego. Para isso, você precisa analisar se eles são disruptivos — e nesse caso, trazem novas ideias e tecnologias, por exemplo — ou se já são consolidados e fazem parte da rotina das pessoas.


Dessa forma, é possível escolher os canais mais adequados, definir as estratégias mais eficientes e, assim, garantir maior visibilidade para a empresa.


Como fazer uma boa gestão de tráfego?

Fazer uma boa gestão de tráfego não é uma tarefa simples. Porém, ao adotar as dicas abaixo, você poderá ter sucesso nessa empreitada.


Conheça o seu público

Como já dissemos, conhecer o público-alvo é fundamental para a escolha adequada dos melhores canais para gerar tráfego. Esse entendimento também é essencial para fazer a gestão desse processo. Isso porque, ao conhecer os seus usuários, você consegue escolher as estratégias mais eficientes para a empresa, o que reduz as chances de erros.


Faça um planejamento

Ter um bom planejamento é fundamental para qualquer negócio, e para a geração de tráfego não é diferente. Por isso, ao investir em estratégias de tráfego pago, não deixe de criar várias etapas para acompanhar o cliente durante o funil de vendas. Da mesma forma, faça um plano de marketing para nutrir os seus leads com conteúdo de qualidade, levando em consideração as etapas do funil.


Defina e acompanhe métricas

A definição e o acompanhamento de métricas é essencial para identificar quais aspectos devem ser enfatizados, e quais devem ser descartados na estratégia de geração de tráfego das empresas. Por isso, não deixe de analisar informações como:


  • taxa de cliques;
  • visualizações do anúncio;
  • custo por clique;
  • geração de leads;
  • custo por aquisição, entre outras.


Agora que você já sabe tudo sobre a gestão de tráfego. É só colocar em prática de acordo com as estratégias e objetivos da sua empresa ou negócio.

Gestão de Tráfego no Mobsite

Aqui no Mobsite, além do nosso construtor de sites profissionais otimizado para SEO para os mecanismos de buscas, contamos também com serviços de Marketplace oferecidos por parceiros da nossa empresa altamente qualificados e profissionais.


A Gestão de Tráfego Pago para Google ADS é um dos serviços mais procurados atualmente e de extrema importância a ser desempenhado por um profissional especializado no assunto. Para realizá-lo, é fundamental ter um planejamento bem definido de utilização de palavras-chaves para ter um resultado positivo, como vimos no início deste post.


Com o Mobsite, você constrói o seu site a partir de modelos prontos ou pode optar por escolher a ajuda do nosso time de especialistas. Além de melhorar sua presença no digital através do website, você consegue adquirir uma equipe profissional para auxiliar sua empresa e sua marca a atingirem o público específico e captarem os potenciais leads usando as estratégias do Google ADS.


Quer saber mais? Acesse aqui!

Site WordPress e Gestão de Tráfego Pago Ads | Gálata Tecnologia
Catálogo online para receber pedidos no WhatsApp
Um laptop com um globo na tela
Por Marcio Nobrega 16 abr., 2024
Descubra estratégias essenciais para otimizar o blog da sua empresa com nosso guia completo. Aprenda como criar conteúdo de qualidade, entender seu público-alvo, e implementar práticas de SEO eficazes. Explore dicas práticas para engajamento digital, frequência de postagens, e integração com mídias sociais. Visite nosso blog para mais insights e transforme seu blog corporativo em uma ferramenta poderosa de marketing digital. Equipado com dados, tendências futuras, e o apoio da tecnologia Mobsite, seu blog está pronto para alcançar sucesso duradouro.
uma foto em preto e branco de uma mulher usando um computador
Por Marcio Nobrega 24 jan., 2024
Em um mundo onde um simples clique pode conectar continentes e um deslizar de dedos pode desbloquear um oceano de informações, é fascinante refletir sobre como tudo começou. A internet, essa rede onipresente que moldou nossa era digital, tem uma história rica e surpreendente, cheia de reviravoltas e inovações. Desde suas origens militares até se tornar a espinha dorsal da comunicação global, a trajetória da internet é uma tapeçaria tecida com os fios da genialidade, da necessidade e da pura curiosidade humana. Vamos embarcar nesta jornada pelo tempo para descobrir como a internet evoluiu e se tornou essencial no nosso dia a dia. Raízes Militares: O Nascimento da ARPANET O Início da Conexão Nos anos 60, em meio à Guerra Fria, a necessidade de um sistema de comunicação à prova de falhas deu origem ao primeiro esboço da internet. A Advanced Research Projects Agency Network (ARPANET), financiada pelo Departamento de Defesa dos EUA, foi a precursora da internet atual. Seu objetivo? Criar uma rede onde a informação pudesse ser compartilhada mesmo se partes da rede fossem destruídas. Primeira Mensagem Transmitida Em 1969, uma equipe da UCLA enviou a primeira mensagem para a Stanford Research Institute através da ARPANET. A mensagem pretendia ser "LOGIN", mas o sistema caiu após as duas primeiras letras. Mesmo assim, esse "LO" marcou o início de uma nova era de comunicação. Expansão e Inovação: O Crescimento da Rede TCP/IP e a Unificação das Redes Com a introdução do protocolo TCP/IP em 1983, uma norma universal para a comunicação de dados foi estabelecida, permitindo diferentes redes se conectar e formar uma 'rede de redes' – a internet. Essa inovação foi crucial para a expansão da internet além dos limites militares e acadêmicos. A Criação da World Wide Web Em 1989, Tim Berners-Lee, um cientista da computação, inventou a World Wide Web, uma maneira de acessar dados através da internet usando navegadores e hiperlinks. Isso transformou a internet de uma ferramenta de nicho para cientistas e acadêmicos em um recurso acessível para o público em geral. A Era da Informação: Internet no Cotidiano Explosão do Uso da Internet Nos anos 90, a internet entrou em lares e empresas, revolucionando tudo, desde a comunicação até o comércio. O surgimento de mecanismos de busca como o Google e plataformas de mídia social como o Facebook trouxe uma nova era de acesso e compartilhamento de informações. Impacto Global e Desafios Atuais Hoje, a internet é um componente vital da vida moderna, influenciando economias, governos e culturas. Contudo, enfrenta desafios como privacidade, segurança cibernética e a disseminação de desinformação, que continuam a moldar seu desenvolvimento e governança. Conclusão A internet, desde suas humildes origens militares até se tornar o pilar da era digital, demonstra a incrível capacidade humana de inovação e adaptação. Ela não apenas conectou o mundo de maneiras antes inimagináveis, mas também continua a ser um campo fértil para a inovação e a mudança. À medida que avançamos, é essencial refletir sobre o passado desta rede extraordinária para navegar com sabedoria em seu futuro. Quer saber mais sobre como a internet continua a evoluir e impactar nossas vidas? Visite nosso blog e se inscreva para receber atualizações regulares sobre o mundo digital.
a picture of a boxer with the words por que redes sociais não substituem o site da sua empresa
Por Marcio Nobrega 22 jan., 2024
Maximizando Sua Presença Digital: A Dupla Dinâmica de Sites e Redes Sociais
Por Lara Dinalli 09 nov., 2023
Caro leitor, hoje vamos continuar com a quarta matéria da nossa série de postagens "Desvendando a Jornada do Cliente no Mobsite: Passo 4 - Desvendando o Editor Mobsite: O Poder do Arrasta e Solta na Palma da Sua Mão".
Por Lara Dinalli 03 nov., 2023
Desenvolver uma estratégia de SEO é crucial para elevar seu marketing a um novo patamar. Saiba por que é essencial
Por Lara Dinalli 18 out., 2023
Caro leitor, hoje vamos continuar com a terceira matéria da nossa série de postagens "Desvendando a Jornada do Cliente no Mobsite: Passo 3 - Tudo sobre o Painel Administrativo do Mobsite".
Ver mais
Share by: