No mundo do marketing você já deve ter se deparado com conceitos de SEO, otimização de conteúdo e ranqueamento no Google. Esses fatores são indispensáveis para realizar campanhas de sucesso para a sua marca.
Mas, para além desses fatores, existe uma coisa chamada intenção de busca que, basicamente, é o problema que o cliente quer resolver procurando no Google.
Se você parar para pensar, as pesquisas que fazemos demonstram nossos desejos de resolver alguma situação ou suprir uma necessidade.
A intenção de busca evidencia nossas reais necessidades e por isso é uma parte subjetiva que precisa ser considerada na otimização dos conteúdos do seu site.
Ao estudar sobre SEO vemos que a otimização depende muito da técnica, que é um processo de inteligência e que demanda certo conhecimento metodológico.
Mas, a intenção de busca é o oposto de tudo isso. Ela é a parte humana do SEO , e para compreendê-la você precisa pensar em qual resposta o usuário quer encontrar para resolver o seu problema.
Descobrindo a resposta para o problema do usuário você pode montar uma estratégia para produzir conteúdos que atendam perfeitamente as necessidades dele.
A otimização perfeita vem quando conseguimos entregar ao usuário o que ele deseja encontrar, mesmo que nem ele tenha consciência disso em um primeiro momento.
Essa é a grande pergunta dos produtores de conteúdo, e é um questionamento que interessa até mesmo gigantes da tecnologia como o Google.
Para compreender o que o usuário quer é preciso entender o pensamento que ele tem ao pesquisar algo na internet.
Dentro dessas palavras que o usuário digita é preciso analisar qual o tipo de dúvida que ele tem que o levou a fazer a pesquisa com aqueles exatos termos que ele digitou.
Para separar os tipos de pesquisas na internet, existem algumas classificações. Porém, uma única pesquisa pode se encaixar em uma ou várias classificações ao mesmo tempo.
Os tipos de pesquisa que existem são:
Em primeiro lugar falaremos da pesquisa informacional , que tem o único intuito de buscar informação para o usuário.
Nesse tipo de pesquisa o usuário busca aprender sobre alguma coisa, por isso as pesquisas de informacionais podem começar com “como, por quê, quando, quem”, estruturando uma pergunta.
A pesquisa informacional é um tipo primário, ou seja, geralmente o usuário que faz essa pesquisa tem curiosidade e busca entender sobre a sua necessidade/problema.
Já a pesquisa navegacional é feita por um usuário intermediário, ele sabe onde quer ir e geralmente pesquisa exatamente o nome do site ou empresa que ele quer encontrar.
Esse tipo de pesquisa é feito com certo grau de certeza, sem muitas distrações e com palavras chaves específicas. Justamente por isso, o mecanismo de pesquisa é um atalho para que o usuário acesse o site que deseja.
A pesquisa comercial , por sua vez, tem a intenção de comparar preços e marcas. Como o próprio nome sugere, ela é realizada quando o usuário tem um intuito comercial.
Pesquisas sobre preços, produtos e restaurantes são comuns nas pesquisas comerciais, pois elas têm efeito comparativo para o usuário.
Por fim, a pesquisa transacional é a pesquisa realizada quando o usuário está pronto para realizar uma compra/conversão.
Assim, ela é uma pesquisa direta, onde o usuário sabe o que quer e deseja realizar a compra, ele só procura concluir a transação.
A intenção de busca ajuda você a prever o que o usuário busca durante a navegação no site.
Para entregar o que o usuário deseja, o Google trabalha com algoritmos que buscam desvendar o comportamento dele e entender a linguagem humana.
Por isso é tão importante que você entenda os termos chave e analise com cautela as pesquisas dos usuários, pois assim, você pode garantir uma boa estratégia de SEO.
E com uma boa estratégia, provavelmente o seu conteúdo performará melhor no
mecanismo de pesquisa, fazendo assim com que seu site fique em uma boa posição.
A intenção de busca vem como uma forma de complementar o SEO técnico. Em linhas gerais, ela vem para desvendar o sentido expresso pelas palavras que o usuário utiliza.
Para ajudar na otimização dos conteúdos é preciso entender a intenção de busca do usuário que você quer alcançar (persona).
Para tanto, você pode utilizar o raciocínio lógico para tentar desvendar o objetivo do usuário através da empatia.
Além disso, você também pode utilizar o próprio Google. Realize pesquisas e analise os primeiro resultados que o algoritmo te entregou.
Com essas informações você vai poder compreender como o robô do Google trabalha e pode ter insights de conteúdos com os recursos e formatos estratégicos que direcionem o seu usuário a encontrar o que ele precisa no seu site, gerando assim uma conversão completa para o seu negócio.
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