Desenvolver um site para o seu escritório de advocacia é um passo importante para conseguir mais notoriedade e, consequentemente, ampliar sua carteira de clientes. Mas, afinal, o que colocar em um site para que ele chame a atenção e seja uma ferramenta útil no seu trabalho?
Ter um site intuitivo e que represente todo o potencial do seu escritório implica em entender qual é o seu público-alvo, o que você pode e o que não pode divulgar, e como reunir todas as informações necessárias para ter o melhor resultado.
Quer fazer um site para o seu escritório de advocacia, mas não sabe por onde começar? Confira o que deve ter em um site deste tipo e veja mais dicas para concretizar a sua presença digital.
Todo e qualquer site precisa ter um domínio, inclusive o do seu escritório de advocacia. O domínio nada mais é do que o endereço do seu site, e é importante que você faça uma boa escolha.
Ter um bom nome para a sua página online é o primeiro passo. Uma boa dica é colocar o nome, literalmente, do seu escritório. Assim, as pessoas que já te conhecem poderão encontrar o seu site com mais facilidade.
Além disso, escolha também o final do domínio. Alguns profissionais optam pelo .adv.br, enquanto outros são mais tradicionais e ficam com o .com.br ou .com.
Lembre-se que o seu site será o seu cartão de visita digital e mais completo. Portanto, você precisa colocar as informações mais importantes sobre o seu escritório.
Coloque a sua área de atuação, maneiras de prestação de serviço, formas de contato e atendimento, e endereço, entre outros dados que farão com que o seu potencial cliente te conheça um pouco mais.
Pense, também, em inserir o nome da sua equipe e um pequeno currículo de cada integrante, mostrando a qualificação dos advogados associados.
Vale a pena, ainda, contar um pouco da sua história. Se o escritório já tem anos de experiência, não oculte essa informação, principalmente se essa experiência for em uma área específica.
Um bom design pode ser decisivo no momento de escolha de um cliente. É comum que as pessoas procurem por soluções profissionais na internet, e se você quiser atrair mais clientes, o seu site precisa ter a aparência de algo profissional.
Quando criar a identidade visual da sua página, não deixe de levar em consideração as cores e formatos do seu logo ou da sua marca, se for o caso. Assim, fica mais fácil relacionar a sua empresa com o site.
Organize bem todas as informações, não deixando muitas coisas amontoadas, e nem muito espaçadas. Além disso, escolha imagens ilustrativas que fazem sentido na sua área de atuação, e que, ao mesmo tempo, façam sentido para o leitor.
Ao criar um site, você quer ser encontrado rapidamente em uma busca no Google, certo? Para que isso aconteça, é importante que o seu site esteja na primeira página do site de buscas – a maioria das pessoas acaba selecionando apenas os primeiros resultados, sem pesquisar muito nas páginas seguintes.
Para alcançar o resultado esperado, é fundamental que você use palavras-chave tanto na sua página principal, quanto em possíveis páginas de seções. Insira as palavras que serão usadas pelo seu público para te encontrar.
Sendo assim, se você é um advogado que atua na área trabalhista, por exemplo, você pode usar as expressões “área trabalhista”, “advogado na área trabalhista”, “direito trabalhista”, entre outras coisas relacionadas.
Mas lembre-se de utilizá-las com cautela. Colocá-las fora de contexto e em quantidade exagerada dá o efeito contrário: seu site pode ficar bem longe da primeira página. Portanto, use com moderação, e sempre que necessário.
Uma ferramenta muito importante para o site do seu escritório de advocacia é o blog. Quando você investe nesta ferramenta, você tem ainda mais facilidade para atrair possíveis clientes.
Enquanto na sua página principal e outras páginas você tem a oportunidade de explicar sobre o seu escritório e as áreas do seu trabalho, é no blog que você tem mais liberdade para tratar de diversos assuntos relacionados.
Além disso, quanto mais matérias você tiver, maiores são as chances de conseguir um bom rankeamento (uma boa posição no Google) e atingir mais pessoas.
Para ter um bom resultado com o seu blog, invista em conteúdos de qualidade e que atendam o seu público-alvo. Fale sobre coisas que fazem parte da sua realidade profissional, além de utilizar uma linguagem mais simples, para que seus clientes em potencial entendam sem dificuldades.
Ter um site responsivo significa ter um site que se adapta em diferentes telas. Atualmente, a maioria das pessoas fazem suas buscas por meio do celular, e não mais pelo computador.
Portanto, ter uma página online que é bem vista tanto no celular, quanto no computador, é essencial para que o seu leitor passe mais tempo navegando no seu site e considere entrar em contato.
Outra dica importante é se atentar ao desempenho do seu site. Se as páginas demoram muito para carregar, o seu leitor pode desistir rapidamente de permanecer ali. Sendo assim, para que a taxa de permanência seja cada vez maior, invista em um site que seja mais ágil.
Evite carregar imagens e vídeos muito pesados. Tudo isso influencia na rapidez do carregamento da página.
Por mais que você queira muito que o seu site cresça e seja um grande sucesso para o seu negócio, trazendo cada vez mais clientes, há algumas coisas que você não pode incluir nele.
Isso porque há uma regulamentação a respeito da publicidade para escritórios jurídicos que proíbe uma série de práticas – o Provimento nº 205/2021. Abaixo, confira algumas restrições:
Em sites de startups, por exemplo, é comum encontrar depoimento de clientes que recomendam a empresa. Embora essa prática seja muito boa para atrair novos clientes – já que traz a opinião de clientes reais sobre o negócio -, advogados não podem utilizá-la.
Tanto o Provimento 205/2021 quanto o Código de Ética e Disciplina da OAB, que também fala sobre o que pode ou não ser feito no marketing jurídico, proíbem a divulgação de casos concretos e a apresentação de resultados.
Neste caso, uma opção é apresentar casos fictícios em conteúdos informativos compartilhados no seu blog.
Qualquer frase considerada promocional é proibida pelo provimento. De acordo com o Artigo 3º, é vedada a “referência, direta ou indireta, a valores de honorários, forma de pagamento, gratuidade
ou descontos e reduções de preços como forma de captação de clientes”.
Portanto, não divulgue em seu site jurídico nenhum tipo de promoção, assim como expressões que possam persuadir o seu leitor.
Uma restrição diretamente relacionada à anterior é a divulgação de preços, formas de pagamento, gratuidades ou informações semelhantes. Assim como o advogado não pode publicar informações sobre possíveis promoções, qualquer informação sobre formas de pagamento e valores não pode ser divulgada.
Aqui, vale a pena lembrar que a advocacia é uma profissão totalmente pessoal e personalizada. Cada caso possui suas particularidades, fazendo com que os valores sejam diferentes de cliente para cliente.
Além disso, é proibido, também, prometer bons resultados e dizer que o serviço só será cobrado se o resultado do processo for favorável.
No seu site, não fale sobre detalhes da estrutura física do seu escritório. Não coloque informações como dimensões, quantidade de andares, qualidades ou outros aspectos sobre o prédio que abriga o seu negócio.
Ao criar um site para o seu escritório de advocacia, você expande consideravelmente o seu alcance.
Se por meio do “boca a boca” você consegue um número razoável de clientes, no digital você permite que mais pessoas conheçam o seu negócio. Lembrando que, nos dias de hoje, a maior parte da população busca um produto ou serviço desejado pela internet.
Sendo assim, um site dá início à presença digital do seu escritório, aumentando cada vez mais a sua visibilidade (a depender de como você o administra) e multiplicando as suas chances de crescimento.
Outro fator que é impactado pela sua presença digital é a credibilidade do seu escritório. Quando você inclui as suas especializações, juntamente com as competências de seus sócios e demais colegas de trabalho, você mostra ao seu leitor que ele pode confiar na sua empresa.
Além disso, a criação e o desenvolvimento do blog para o site abre uma porta para que você se torne referência na educação jurídica. As pessoas podem conhecer o seu site como uma real autoridade no assunto e, quando precisarem, poderão entrar em contato.
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