A expansão meteórica do uso da internet e a imersão da sociedade em um mundo digital gerou mudanças drásticas em nossas relações sociais, profissionais e comerciais. Com isso, novas oportunidades são geradas de forma incessante. A expansão do comércio digital é um dos maiores exemplos desse fenômeno.
Estudos indicam que cerca de 70% dos brasileiros realizam compras pela internet ao menos uma vez por mês. Dado o potencial desse setor, elaboramos este texto com tudo o que você precisa saber para iniciar e escalar um negócio digital.
Pode-se dizer que o comércio virtual já deixou de ser uma tendência e se firmou como realidade. Em apenas um ano, o setor foi capaz de faturar mais de R$ 47 bilhões.
O motivo desse sucesso está diretamente ligado à mudança de hábitos causada pelo boom da internet e pela consolidação da era digital. Além disso, o cenário brasileiro é favorável ao setor, já que conta com mais de 120 milhões de internautas ativos.
Assim, tornar-se um empreendedor digital pode ser uma grande ideia, mas não pense que o cenário favorável garante o sucesso de qualquer negócio. A facilidade de entrada no mercado faz com que a concorrência seja grande, e será preciso um bom planejamento para alcançar o sucesso.
O primeiro passo é ter tempo para investir. Como qualquer outro tipo de empreendimento, será necessária uma boa dose de estudo e planejamento antes de tomar qualquer ação. Com um bom entendimento do mercado, você poderá decidir em qual nicho irá atuar.
É importante definir desde cedo seus objetivos e metas. Dessa forma, será possível realizar análises que servirão como o termômetro de sucesso do seu negócio. Baseado no seu planejamento, decida por quais canais você pretende atuar. Eles podem ser um blog, uma página em rede social, um podcast, etc.
O próximo passo é conhecer a fundo seu público. Entenda suas motivações, seus problemas, as redes sociais em que estão presentes e os sites que ele tem como referência. A partir daí, será possível montar uma estratégia para atrair o seu consumidor diretamente até o seu produto ou serviço.
Tenha em mente desde o princípio como será a monetização. Saber qual a porcentagem de lucro a ser obtida e quanto tempo até obter o retorno sobre o investimento são pontos essenciais para um planejamento benfeito.
Agora que você já entende como iniciar o seu negócio digital, chega a hora mais importante: como fazê-lo decolar em um ambiente tão competitivo? Seguindo os passos a seguir, você encontrará mais facilidade em encontrar o tão sonhado crescimento.
A persona nada mais é do que a idealização do seu cliente perfeito. A definição desse perfil é importantíssima para que você possa direcionar todas as suas ações para o público certo, aumentando as chances de engajamento e interesse.
Para a criação da persona, é importante considerar dados demográficos, como idade, renda e local de moradia. Além disso, é importante adicionar elementos como interesses, problemas e motivações.
Naturalmente, o objetivo geral é atrair público e visibilidade para o seu negócio. Porém, é importante estabelecer metas mais específicas, como aumentar a porcentagem de vendas em um determinado período de tempo ou diminuir o custo de produção.
A definição de objetivos é crucial e funciona como um norte para você seguir. Em momentos de desânimo ou de pouco sucesso, os objetivos servem também como uma motivação a mais. Além disso, estabelecer metas é essencial para a análise de desempenho, tema que abordaremos a seguir.
Uma das grandes vantagens no mundo digital é a facilidade de analisar resultados por meio da utilização de métricas de crescimento. Ao mensurar seu retorno sobre investimento, taxa de conversão e custo de aquisição de cliente, por exemplo, é possível ter uma ideia do andamento do seu negócio.
A partir daí, você pode interpretar os resultados e decidir, com base nos objetivos traçados, se está tudo funcionando como deveria ou se algo precisa de ajustes e melhorias.
Como você já traçou sua persona e já identificou as redes sociais em que ela está presente, fica mais fácil saber no que focar seus esforços. Acredite, isso é fundamental para escalar seu empreendimento. A partir daí é só realizar um bom planejamento de mídias digitais.
O Brasil é um dos países que mais acessa redes sociais no mundo, o que deixa clara a necessidade de uma boa atuação nessa área. A criação de uma fanpage no Facebook ou de um perfil no Instagram abre a possibilidade para uma aproximação com o consumidor, gerando engajamento e confiança.
Os erros são tão importantes quanto os acertos. Com eles aprendemos, crescemos e nos tornamos melhores. Porém, para montar um negócio digital de sucesso, alguns deles precisam ser evitados.
Muitas vezes, o empreendedor acredita que a facilidade proporcionada pela tecnologia tornará fácil o caminho a ser percorrido. Essa mentalidade pode ser fatal para a escalada de um empreendimento que requer muito mais trabalho do que alguns imaginam.
Outro equívoco muito comum é fechar os ouvidos para críticas e comentários dos consumidores. Os feedbacks dos clientes são umas das peças mais importantes para avaliar seu desempenho e tomar decisões para alcançar melhorias. Tenha confiança no seu trabalho, mas humildade suficiente para absorver críticas.
Percorrer sozinho o caminho de escalada no mercado digital é uma tarefa árdua, que pode ser simplificada com um auxílio especializado. A contratação de uma empresa expert no assunto traz maior segurança para o seu negócio e ajuda na tomada de decisões corretas, evitando erros e eventuais prejuízos.
No Mobsite, você encontra soluções para facilitar a gestão do seu empreendimento, melhorar a eficiência de sua empresa e aumentar a sua presença na internet.
E então, deu para ter uma ideia mais clara do processo de evolução de um negócio digital? Quer saber como podemos te ajudar nisso? Entre em contato com a gente agora mesmo!
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