O Google vem passando por tremendas mudanças. Com as alterações no mecanismo de pesquisa, hoje podemos pesquisar sem precisar, de fato, pesquisar.
Calma que eu vou te explicar: o Google lançou recentemente o Google Lens , uma mudança na forma de fazer pesquisas na ferramenta.
Com ele, o modo tradicional passa a dar lugar a novas possibilidades, mais tecnológicas e fáceis para o usuário.
Já podemos fazer buscas por voz e agora também por imagens. O foco desse tipo de pesquisa é justamente dinamizar a forma como buscamos informações no Google.
Com uma mecanismo mais inteligente e dinâmico, o usuário consegue facilmente encontrar o que procura.
A compressão de imagens ganhou ao longo do tempo um papel fundamental na otimização de interfaces.
As imagens contribuem diretamente para a performance e velocidade de um site, o que afeta o SEO e, consequentemente, a posição nos buscadores.
No Google Lens, você encontra o que quiser simplesmente escaneando uma foto de algo que viu e quer saber mais.
A ferramenta é uma forma de pesquisa rápida, simples e personalizada (já conversamos que o Google vem focando nesse tipo de interação com o usuário e o Google Lens é mais um passo para isso).
Antes de mais nada, o Google Lens atua basicamente com o conceito de usabilidade. A ferramenta faz uma reconhecimento imagético usando uma imagem como palavra chave para referenciar a pesquisa.
O recurso primeiramente foi anunciado em 2017, integrado ao Google Assistente e Google Fotos para celulares Android. Em 2018, o Lens foi disponibilizado para todos os sistemas operacionais.
Para utilizar o recurso é preciso acessar o aplicativo do Google. Em seguida, clicar no ícone de fotografia e fotografar o que você deseja pesquisar.
Desse modo, o sistema funciona por meio de inteligência artificial em que o algoritmo tenta entender a sua intenção de busca com aquela imagem e entrega resultados semelhantes ao que você pesquisou.
Além disso, existem outras funções interessantes da ferramenta. Enquanto a pesquisa por imagem é um recurso simples, por outro lado, o mecanismo consegue realizar a tradução de idiomas, digitalização de textos e o comparativo de produtos para compras.
Desse modo, o Google Lens se mostra uma ferramenta completa para ajudar no dia a dia do usuário.
Assim, se você quer pesquisar um produto que deseja comprar e quer acessar uma lista de lojas que oferecem aquela opção, é só utilizar a função “Shopping.”
Já, por outro lado, se você está fora do país e quer entender uma placa ou informativo, fotografe o trecho de texto específico na língua estrangeira e selecione a opção “Translate”.
Agora, para os focados em produção de conteúdo, estudos ou mesmo aqueles que querem agilizar uma transcrição basta utilizar a opção “Text”, que faz o reconhecimento de palavras.
Com a chegada do Google Lens, os experts do SEO se depararam com o questionamento sobre como fazer a otimização de um site considerando o algoritmo que utiliza imagens?
Não existem boas práticas definitivas sobre como fazer um SEO certeiro para o Google Lens, porém, Brian Dean, do blog Backlinko , realizou um estudo sobre visual search .
Brian analisou cerca de 65.000 resultados de busca no Google Lens para compreender como esse tipo de pesquisa funciona e pegar os padrões da ferramenta.
Bem, diante de tudo isso, a conclusão que podemos chegar é que o Google Lens privilegia sites de alta performance, com conteúdo de qualidade e autoridade de domínio.
Se você quer ranquear bem no Google Lens, conheça a solução Mobsite ! Criamos sites poderosos para a sua empresa sair na frente e se destacar nos mecanismos de pesquisa.
O post A nova era de pesquisas por imagem – Saiba tudo sobre o Google Lens apareceu primeiro em Materiais Educativos.
Gostaria de realizar uma requisição relacionada à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD?
Entre em contato com a Gálata.
Enviar Mensagem
Mobsite é marca registrada da Gálata Tecnologia Ltda.
CNPJ 26.735.408/0001-03 | Rua Virgílio Malta, 17-76, Vila Mesquita, 17014-440, Bauru, SP.
Desenvolvido por Mobsite - Tecnologia para sites ©