Recentemente, começamos a experimentar uma nova geração de otimização de sites, uma geração focada em SEO Experience.
Essa nova geração traz desde mudanças na produção de conteúdo , até mudanças significativas no algoritmo que focam, prioritariamente, na experiência do usuário.
O conceito de experiência do usuário já foi debatido aqui, se você perdeu é só acessar este material .
Mesmo assim, vamos recapitular….A experiência do usuário é, basicamente, quando você pensa além da interface de um site ou produto.
A experiência diz respeito às sensações que você provoca no seu público e como essas sensações conectam a sua marca a eles.
O SEO experience é uma nova maneira de pensar e fazer a otimização de sites. Ele leva em consideração a inteligência dos algoritmos que hoje em dia, compreendem com precisão aspectos da linguagem humana e buscam prever a intenção do usuário .
De início, o SEO era visto como um conjunto de técnicas e boas práticas. No entanto, com o tempo a necessidade de considerar os desejos e comportamentos dos usuários se viu cada vez mais presente.
E foi nesse contexto que surgiu o SEO extremo, que busca equilibrar o melhor para o robô e para o ser humano. Esse é o tipo de otimização que a maioria das pessoas costuma fazer, e de fato é bem eficaz.
Atualmente, estamos caminhando para o uso do SEO experience, que prioriza o usuário e a conexão entre ele e a interface. Essa nova forma de fazer a otimização é conduzida por 3 pilares fundamentais: expertise, autoridade e confiança/credibilidade .
Para fazer a otimização do seu site com o SEO experience é preciso estruturar, antes de mais nada, uma interface bem construída para facilitar a vida do seu usuário.
Além disso, é preciso criar uma audiência a partir do tráfego do seu site. Essa audiência é conquistada por meio da análise do comportamento dos usuários durante a navegação no seu site.
E como criar uma audiência fiel?
Agora é hora de colocar em prática aquelas 3 palavrinhas mágicas que eu mencionei ali em cima: expertise, autoridade e confiança/credibilidade.
Para ser especialista em algum assunto você deve posicionar a sua marca/empresa.
Desse modo, o mercado, os consumidores e, claro, o Google te enxergarão como alguém que domina o assunto ou uma área específica.
Obviamente é preciso entregar soluções de valor que se relacionem com a sua expertise. Tanto produtos e serviços devem ser de qualidade, como conteúdos devem ser aprofundados.
Para ser especialista em algo e ter um SEO experience de qualidade, você deve atuar em um nicho, se posicionar e ter a maior cobertura de conteúdos desse assunto.
Para ter autoridade, é preciso que as pessoas reconheçam o seu valor no mercado, e não digo valor financeiro, mas valor imaterial.
Isso significa que, a sua marca deve ser de interesse das pessoas, deve causar impacto e fazer a diferença para os consumidores.
Se relacione com outras marcas. Pessoas e empresas importam e ser reconhecido por ambas pode ser o ponto chave para a boa experiência do usuário com a sua empresa, reconhecendo o seu negócio como de confiança.
Na produção de conteúdo, a dica é usar os backlinks de páginas transacionais que também tem autoridade. Assim, você começa a construir uma boa relação de referência.
Você já deve ter ouvido falar naquele ditado que diz que a confiança quando quebrada uma única vez, nunca mais se restaura.
Bem, o ditado popular é bem verdade nesse caso, então a sua marca não pode vacilar com os clientes.
Ganhar confiança é resultado de um trabalho sólido e constante que marcas do mundo todo se propõem a fazer.
A confiança se dá além da autoridade, é preciso reforçar todos os pontos de qualidade e as iniciativas que a sua empresa tem que transmitem credibilidade para os clientes.
Resumidamente, comunicação, transparência, facilidade na resolução de problemas e relacionamento com os clientes são alguns pontos fundamentais que você pode trabalhar para gerar confiança.
Hoje, no entanto, além das técnicas precisamos da estratégia. As fórmulas prontas estão morrendo e a cada dia a experiência vem chamando a atenção, pois com ela, você lida com a subjetividade do usuário.
Antes de mais nada, o comportamento, os desejos e a personalização entram em cena para fazer com que cada usuário se sinta único e busque essa sensação na hora de consumir produtos e serviços.
Segundo o Google, “a experiência na página é um conjunto de sinais que avaliam como os usuários percebem a interação com uma página da Web.”
Em outras palavras, é preciso arquitetar estrategicamente uma experiência tão única e incrível, que o usuário entenda que no seu site ele terá definitivamente tudo que precisa.
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