O Marketing de conteúdo é uma estratégia de vendas que muitas empresas já adotaram seja para redes sociais, e-mail marketing, newsletter ou produção de conteúdo para blog.
Segundo uma pesquisa da Content Trends 2018 , 73% das empresas já aplicam essa estratégia. A metodologia consiste em criar conteúdos relevantes e valiosos sobre a sua marca, serviço ou produto para que o cliente se convença de que a sua empresa atende às necessidades dele.
A primeira etapa para criar conteúdos que realmente atraiam público é pensar no que as pessoas gostariam de ler e não sobre o que você quer que as pessoas saibam.
A partir do momento que você supre a necessidade de informações, o cliente tende a gostar mais da sua marca e, assim, de fato comprar o que você comercializa.
Ainda segundo os estudos da Content Trends 2018, o blog é a segunda maior plataforma para divulgação de conteúdo escolhida pelas empresas, com 70,5%.
Isso ocorre pois o blog apresenta mais possibilidades para o marketing de conteúdo, tanto de formato, com textos mais longos e detalhados com a inserção de imagens, vídeos, áudios e infográficos, quanto para geração de Leads e fechamento de novos negócios.
Produzindo conteúdo para blog, você depende apenas de você, ou seja, não fica refém das redes sociais , por exemplo.
Essa produção especializada é essencial para aumentar o tráfego no seu site ; aumentar a relevância dele no Google, ou seja, alcançar as primeira posições; educar os seu clientes sobre o que você oferece; nutrir Leads; aumentar a interação com a sua marca; estimular o compartilhamento do seu conteúdo e encaminhar o seu público pelo funil de vendas.
Os conteúdos para blog não servem apenas para atrair novos consumidores, mas se encaixam em qualquer estágio do funil.
Para conquistar, é necessário fazer conteúdos informativos que estejam mais preocupados com o conhecimentos do usuário do que com as vendas em si.
Portanto, os marketing de conteúdo deve ter textos interessantes o suficiente para que as pessoas retornem ao seu site quando tiverem novas dúvidas. É nesse estágio que você pode pedir informações como e-mail para a geração de Leads.
Também é possível criar conteúdo para quem já está interessado em um serviço ou produto e ainda está avaliando as opções no mercado. Nesse caso os textos devem ser mais focados em solucionar problemas do que informar.
Na etapa de decisão do cliente, o marketing de conteúdo deve ser direcionado para sua marca e produto. Todo mundo que decide comprar alguma coisa busca mais informações.
Dessa forma, quanto mais detalhes obtiverem, mais confiança os clientes ganham. Por isso, uma boa estratégia é mostrar cases de sucesso e depoimentos de pessoas satisfeitas com o seu produto ou serviço.
Tudo bem, o cliente realizou a compra, acabou? Não! Você também deve produzir conteúdo de pós-venda para reter clientes. Essa produção ajuda a diminuir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).
Todo dono de empresa sabe que é muito mais fácil convencer um cliente a comprar novamente do que adquirir um novo. Assim, preocupe-se em manter o cliente produzindo conteúdos para blog com qualidade e personalizados, já que agora você sabe o que ele busca.
Para escrever o conteúdo direcionado, você precisa saber quem é o seu público e o que ele está buscando. Por isso, é necessário fazer pesquisas sobre o perfil dos seus clientes e escrever para uma persona, ou seja, para um tipo de pessoa específica que reúne as características mais comuns entre os seus clientes.
Na produção de marketing de conteúdo é importante direcionar a comunicação para que você atinja quem realmente importa.
Agora que você já sabe quem é o seu público, você pode definir sobre o que ele gostaria de ler e sobre o que ele pesquisaria nos buscadores. A partir dessas informações, crie conteúdos com as palavras-chave do seu negócio e invista a produção nessas temáticas.
Não adianta escrever o melhor conteúdo para blog se ele não vai ser encontrado pelos seus clientes. Portanto, invista em SEO (Search Engine Optimization) , com boas práticas de otimização de textos voltada para buscadores baseada em palavras-chave.
Para ter um bom ranqueamento no Google é importante ter textos com pelo menos 600 palavras-chave. Por tanto, concentre-se em escrever essa quantidade, mas saiba que o mais importante não é o quanto você produziu, mas a qualidade.
É necessário entregar conteúdo de valor para o cliente. Além disso, invista em variedades de formatos para entreter o leitor e aposte em subtítulos, listas e negrito para os leitores que escaneiam os textos em busca de uma informação específica.
É básico, mas é importante ressaltar. Erros ortográficos e problemas de conjugação podem colocar toda a sua estratégia de marketing de conteúdo por água abaixo.
Quando o leitor percebe esse tipo de erro, ele pode não confiar mais na sua marca ou produto, ou seja, você pode perder credibilidade.
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